Página inicial > CPI - Pesquisa

Coordenadoria de Pesquisa - CPI

Publicado: Segunda, 13 de Março de 2017, 09h50 | Última atualização em Terça, 05 de Setembro de 2017, 07h30 | Acessos: 1206

A partir da publicação da Lei Federal nº 11.892 de 2008, que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, ficou estabelecido que uma das finalidades dos Institutos Federais é o estímulo e a realização da pesquisa aplicada, visando o desenvolvimento científico e tecnológico, com o objetivo de estender seus benefícios à comunidade.

Dessa forma, a Coordenação de Pesquisa e Inovação do IFSP - campus São Roque tem como objetivos planejar e acompanhar as atividades relacionadas com a pesquisa, buscando seu fortalecimento em todos os níveis de ensino do IFSP.

Os trabalhos de Iniciação Científica têm como objetivos:

- despertar a vocação científica e tecnológica dos alunos de graduação;

- estimular e desenvolver o pensamento científico, a capacidade criativa, o espírito crítico e a procura de novas respostas e soluções inovadoras;

- conscientizar o aluno das questões sociais e éticas inerentes à pesquisa científica e tecnológica.

O IFSP participa de programas do CNPq, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), por meio de sistemas de cotas.

Atualmente há alunos do Campus São Roque participando do Programa Ciências sem Fronteiras do governo federal. O programa Ciência sem Fronteiras busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Confira artigos e relatos de experiência de docentes e estudantes do IFSP campus São Roque na Revista Eletrônica Scientia Vitae, periódico trimestral do IFSP Campus São Roque. A Scientia Vitae também está no Facebook.

IMPORTÂNCIA

A CPI do IFSP campus São Roque é ligada diretamente à Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação. No campus, a CPI tem como objetivo principal fomentar as atividades de pesquisa e inovação por meio de programas de bolsas de iniciação científica, jornadas de produção científica e tecnológica, ciclos de palestras técnicas, projetos de pesquisa institucionais, divulgação de artigos em revistas científicas etc.