Página inicial > CBI - Biblioteca > Notícias e Publicações > Biblioteca > Biblioteca a Distância > Biblioteca a distância: Acesso remoto ao Portal de Periódicos Capes via CAFe

Biblioteca a distância: Acesso remoto ao Portal de Periódicos Capes via CAFe

Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2020, 15h03 | Última atualização em Terça, 16 de Março de 2021, 12h27 | Acessos: 2345

O IFSP, em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), faz parte da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). A integração à comunidade CAFe permite aos alunos, docentes e servidores administrativos a possibilidade de realizar, por exemplo, pesquisas no Portal de Periódicos da CAPES sem estar nas dependências de algum campus do IFSP.

O Portal de Periódicos CAPES fornece por meio do seu site acesso a diversos conteúdos em formato eletrônico, tais como: textos disponíveis em mais de 45 mil publicações periódicas, nacionais e internacionais; diversas bases de dados que reúnem trabalhos acadêmicos e científicos, além de patentes, teses e dissertações entre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento.

Para fazer o acesso remoto quando não estiver no IFSP:

1°) Acesse o Portal de Periódicos Capes – www.periodicos.capes.gov.br

2°) No Portal, acesse o “Meu Espaço”

3°) Em “Acesso remoto via CAFe", selecione a instituição “IFSP - INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO”

4°) Fazer o login da seguinte forma:

• Servidoras e servidores: devem digitar os mesmos login e senha utilizados para acessar seu email institucional;
  • Discentes: Devem digitar o prontuário completo (com a sigla do campus + número do prontuário, exemplo: pe123456) e a senha de acesso utilizada no sistema Aurora.

O que é a CAFe?

A Comunidade Acadêmica Federada é uma rede de confiança, formada por instituições de ensino e pesquisa brasileiras. Cada instituição integrante da Federação é responsável por autenticar e enviar informações dos seus usuários aos provedores de serviço. Isso simplifica o acesso aos recursos e serviços oferecidos à comunidade acadêmica. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um Provedor de Serviços da CAFe. Oferece, por meio da Federação, acesso remoto ao conteúdo do Portal de Periódicos. O acesso é feito por meio da tecnologia Shibboleth, que protege a privacidade no acesso a informações autenticadas e disponibilizadas on-line. O Shibboleth é uma tecnologia amplamente difundida, sendo utilizada por consórcios de bibliotecas nos Estados Unidos e Europa.

Fonte: https://www.periodicos.capes.gov.br/images/documents/Panfleto_CAFe.pdf

Acesse também as publicações anteriores da série ''Biblioteca a distância'' do IFSP São Roque:

Anexos:
FileCreated
Download this file (MANUAL_ACESSO_CAPES_FORA_DA_INSTITUIÇÃO_2015.pdf)MANUAL_ACESSO_CAPES_FORA_DA_INSTITUIÇÃO_2015.pdf22/09/2020 15:03