Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > CBI - Biblioteca > Notícias e Publicações > Biblioteca > Biblioteca a Distância > Biblioteca a distância: sugestões para estudo e leitura: Directory of Open Access Journals
Início do conteúdo da página

Biblioteca a distância: sugestões para estudo e leitura: Directory of Open Access Journals

Publicado: Quarta, 11 de Novembro de 2020, 10h35 | Última atualização em Terça, 16 de Março de 2021, 12h30 | Acessos: 1203
Com a intenção de continuamente promover a leitura, estudo e pesquisa a Biblioteca do IFSP São Roque irá, durante o período de quarentena, sugerir livros literários , científicos, bases de dados com artigos para incentivar a leitura e estudo dos alunos e servidores.

Nessa nova sugestão para leitura, estudo e pesquisa, divulgamos o Directory of Open Access Journals (https://www.doaj.org/(DOAJ). 

Directory of Open Access Journals (https://www.doaj.org/) (DOAJ) é um site que hospeda uma lista de periódicos de acesso aberto com curadoria da comunidade, e mantida pela Infrastructure Services for Open Access (IS4OA).O diretório define periódicos de acesso aberto como periódicos científicos e acadêmicos que disponibilizam todo o seu conteúdo gratuitamente, livre de qualquer taxa, sem demora ou exigência de registro do usuário, e atendendo a padrões de alta qualidade, notadamente por meio de revisão por pares ou controle de qualidade editorial.

O DOAJ foi lançado em 2003 na Universidade de Lund, na Suécia, com 300 periódicos de acesso aberto. O diretório adota a definição de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI) para definir os direitos exigidos dados aos usuários, para que o periódico seja incluído, como os direitos de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar um link para o texto completo textos de [os] artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal ". A missão do DOAJ é "aumentar a visibilidade, acessibilidade, reputação, uso e impacto de periódicos de pesquisa acadêmica de qualidade, revisados por pares e de acesso aberto". 

 Atualmente, em agosto de 2020, o banco de dados independente contém mais de 15.060 periódicos de acesso aberto e 5.215.227 artigos cobrindo todas as áreas da ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais e humanas.

Exemplos dos jornais científicos da Base:

 

Site: https://www.doaj.org/

Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Directory_of_Open_Access_Journals_(DOAJ)

 

Acesse as publicações da série ''Biblioteca a distância'' do IFSP São Roque:

 

Fim do conteúdo da página