Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CPA - Comissão Própria de Avaliação

Publicado: Sexta, 24 de Fevereiro de 2017, 08h54 | Última atualização em Sexta, 24 de Fevereiro de 2017, 08h56 | Acessos: 151

O que é CPA?

A Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004, determina que toda instituição de ensino superior, pública ou privada, constituirá uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pela autoavaliação da Instituição.

O Trabalho da CPA

O trabalho da CPA tem por objetivo desenvolver uma cultura avaliativa que promova o crescimento e a melhoria dos processos educativos e administrativos da instituição, bem como atenda aos interesses da comunidade, respeitando os procedimentos de uma avaliação formativa (identificar progressos, avanços, problemas e deficiências; avaliar o sentido e a ação das atividades e finalidades da instituição; melhorar os processos pedagógicos nas atividades de ensino e aprendizagem; desenvolver a cultura da autoavaliação; apontar caminhos para a melhoria da ação dos profissionais da instituição; prestar contas à comunidade; alimentar e retroalimentar o processo avaliativo com questões relevantes; e promover a conscientização dos profissionais para a sua capacitação e melhoria contínua).

A Avaliação

Desde a implantação do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação Superior) em 2004, a Avaliação Institucional passou a integrar o processo global de avaliação e regulação do ensino das instituições que oferecem o ensino superior no país. Após aplicados questionários avaliativos referentes às ações institucionais, os relatórios são encaminhados aos coordenadores e direção para que a devolutiva da avaliação seja dada aos avaliados para análise, reflexões e tomada de decisões para a melhoria contínua. Ou seja, a avaliação promovida pela CPA é um processo cíclico, de reflexão e auto-consciênci a institucional. É importante ressaltar que esse processo é um dos fatores que compõem a nota dada aos cursos superiores nas avaliações realizadas in loco pelas comissões do MEC.

 

A Próxima Avaliação da CPA no Câmpus São Roque

A próxima avaliação da CPA está prevista para ocorrer entre os dias 11 e 18 de novembro/2016.

Todos estão convidados a participar. Todos os membros da comunidade educativa – professores, estudantes, técnicos – administrativos, são também chamados para dar sugestões e se envolver nos processos avaliativos para a melhoria da instituição. Em havendo necessidade, a avaliação poderá ser prorrogada para a participação da comunidade acadêmica.

 

Anexos:
FileFile sizeLast modified
Download this file (SRQ_0094_2016_CPA.pdf)Portaria Nº SRQ.0094/2016, de 24 de outubro de 20160 kB24/02/2017 08:51
Fim do conteúdo da página