Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > CEX - Extensão > Ações de Extensão > Estudantes do IFSP Câmpus São Roque Recriam Objetos Sustentáveis
Início do conteúdo da página

Estudantes do IFSP Câmpus São Roque Recriam Objetos Sustentáveis

Publicado: Terça, 17 de Abril de 2018, 15h18 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 14h59 | Acessos: 2308

Estudantes do primeiro semestre do curso de Tecnologia de Gestão Ambiental do IFSP – Campus São Roque – criam mobílias, artigos de decoração e utensílios domésticos utilizando materiais recicláveis, durante oficinas realizadas na disciplina Introdução à Gestão Ambiental.

Os discentes demonstraram grande interesse e criatividade no desenvolvimento do projeto com recicláveis, produzindo desde poltronas à luminárias. Na confecção dos objetos, foram utilizados materiais diversos como garrafas pet, calotas de carro, garrafas de cerveja descartáveis, entre outros. 

Para o Professor Msc. Luiz Felipe B. Martins, tutor do projeto, esta experiência permitiu aos estudantes transformar aquilo que já foi usado em novos produtos para o consumo e, a partir deste primeiro contato com os objetos reciclados durante as oficinas, os alunos passaram a valorizar cada vez mais aquilo que antes era visto como lixo. 

O estudante da turma, Joezio Coutinho, que confeccionou uma poltrona com garrafas pet junto ao seu grupo, acredita que o trabalho foi viável tanto do ponto de vista econômico quanto social, já que foi possível pôr em prática o conceito de equipe, uma vez que contemplou também o viés ecológico e o destino correto daquilo que seria descartado no meio ambiente incorretamente. Dentre as inúmeras razões do por que reciclar, as mais importantes envolvem a preservação ambiental, a prevenção e a economia, dando um destino correto àquilo que demora anos e anos para ser decomposto pelo meio ambiente. 

Esse processo ajuda a diminuir o desperdício de água e energia, diminui a contaminação do solo e do lençol freático, além de preservar os recursos minerais importantes para a manutenção do ecossistema e da vida humana.

Através desse procedimento os benefícios para a conservação do planeta são enormes tanto para a vida presente quanto para as futuras gerações.

Confira o anexo!

.

.

Fim do conteúdo da página