Página inicial > CEX - Extensão > Ações de Extensão > Estudantes de Gestão Ambiental do IFSP participam do Encontro Nacional de Estudantes de Gestão Ambiental (ENEGeA) em Mato Grosso do Sul

Publicado: Quarta, 08 de Agosto de 2018, 12h38 | Última atualização em Quarta, 08 de Agosto de 2018, 13h03 | Acessos: 2288

Realizou-se durante a última semanas das férias de Julho o XIII Encontro Nacional de Estudantes de Gestão Ambiental (XIII ENEGeA), sediado pela terceira vez na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul.

Imagem: Participantes do XIII ENEGea

Estudantes do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de São Paulo – câmpus São Roque enfrentaram quase 17 horas de viagem de ônibus junto com a delegação paulista, junto com estudantes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Participaram também do evento mais 12 delegações de outros estados, como Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), dentre outras.

“Participar do evento foi uma experiência incrível, proporcionando contato com outros futuros gestores ambientais que lutam pelas mesmas causas que nós, em contextos diferentes. Todo o aprendizado e vivência nos renderam, além do conhecimento, mais motivação ainda no estudo e defesa de questões ambientais.” Débora Leite Gomes, estudante de Gestão Ambiental do IFSP.

Imagem: Estudantes do IFSP em frente às suas barracas após quase 17 horas de viagem de ônibus até o Mato Grosso do Sul.

O evento foi composto por palestras, minicursos, mesas redondas, momentos culturais, e atividades de integração. O tema central foi “A expansão da fronteira agrícola nos biomas: Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica”, proporcionando experiências em contextos diferentes dos que os estudantes estariam acostumados a vivenciar nos biomas presentes em São Roque, participando, por exemplo, de visitas técnicas em campo.

Imagem: Estudantes do IFSP e USP em atividade de campo sobre recuperação de áreas degradadas.

“O XIII ENEGeA foi um evento do qual consegui absorver bastante coisa, as palestras muito ricas de conteúdo e de boas ideias para o futuro, a experiência em Dourados foi sensacional, sem contar os contatos que é possível fazer em eventos desse nível" diz Giovanni Fatobene, Estudante de Gestão Ambiental do IFSP.

O encontro abordou ainda impactos de ações antrópicas e teve a apresentação de banners e pesquisar acerca do tema, sendo publicada uma compilação dos trabalhos em uma edição especial da revista da UFGD para este evento. Houve também a primeira Copa ENEGeA, com 6 delegações disputando em três modalidades (vôlei misto, futsal feminino e futsal masculino), todos os estudantes de Gestão Ambiental do IFSP participaram.

"É com imensa satisfação e enorme alegria que a Coordenação Nacional de Estudantes de Gestão Ambiental agradece a participação dos discentes do IFSP câmpus São Roque ao XIII ENEGeA frisando a participação nas mesas redondas, nos grupos de debates e nas discussões e desafios da nossa profissão de gestor ambiental. Agradecemos imensamente por terem ocupado todos os espaços" Wellington Japyassu – Presidente da Coordenação Nacional de Estudantes de Gestão Ambiental - CONEGeA e Estudante de Gestão Ambiental no IFPB - Instituto Federal da Paraíba.

A Coordenação Nacional de Estudantes de Gestão Ambiental (CONEGeA) já confirmou presença na II Semana de Gestão Ambiental do IFSP, trazendo à uma mesa redonda - onde estudantes do IFSP que participaram do ENEGeA compartilharão suas experiências - o convite à todos os estudantes de participarem nos próximos eventos. Ocorrerá ainda, no mesmo evento, um convite para a participação no VIII Fórum Nacional de Ensino em Gestão Ambiental (VIII FORUNGA) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Campus Três Rios, em Novembro deste ano.

Além dos encontros estudantis, a II Semana de Gestão Ambiental abordará diferentes temas como: desafios da gestão pública em defesa do meio ambiente, monitoramento e qualidade de águas superficiais, recuperação de ecossistemas agrícolas, gestão de resíduos sólidos, gestão ambiental aplicada ao ambiente corporativo, entre outros. Também ocorrerão minicursos, sarau, mesa redonda, debate sobre documentários, gincana e momentos de network ao longo do evento. Estudantes da EACH/USP, ESALQ/USP, UNESP Sorocaba e UFSCAR Sorocaba já confirmaram participação no evento que promete ter muita produção científica e integração.

A II Semana de Gestão Ambiental do Instituto Federal de São Paulo é um evento gratuito que será realizado no câmpus de São Roque nos dia 11 e 12 de Setembro de 2018 e conta com uma equipe de organização formada por docentes e discentes do curso. Não deixe de participar!