Câmara concede título de cidadão são roquense a professor do Instituto Federal

Publicado: Quinta, 19 de Maio de 2022, 09h36 | Última atualização em Quinta, 19 de Maio de 2022, 09h42 | Acessos: 1378

Nessa segunda-feira, 16 de maio, a Câmara dos Vereadores de São Roque concedeu o título de cidadão são roquense ao doutor Rogério de Souza Silva, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus São Roque.

Natural de Osasco, Silva mudou-se para São Roque no início de 2007 e de lá para cá vem desenvolvendo diferentes ações e projetos na cidade de São Roque. Junto a professores da região, criou o projeto do Cursinho Etec Popular de São Roque, o Cursinho da Etec. Ficou à frente desse projeto durante cinco anos, ajudando diretamente mais de 1500 vestibulandos e possibilitando o ingresso de quase 500 estudantes nas melhores universidades e faculdades do Brasil (públicas e privadas, no caso das últimas pelo sistema de bolsas PROUNI). A relevância do Cursinho da Etec para a cidade de São Roque é enorme. Para as suas 200 vagas ofertadas no início de cada ano, mais de 800 pessoas se inscreviam; e no início do primeiro e segundo semestres era comum os jornais locais estamparem a lista de aprovações dos estudantes do Cursinho da Etec nas melhores instituições de ensino superior. Em 2013, Silva coordenou a implantação do mesmo projeto no município de Mairinque, que existiu até 2019.

Em 2014 inicia uma nova fase da sua trajetória profissional, ingressando no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Roque. Nessa instituição, além das aulas, representações nos diferentes colegiados e conselhos deliberativos, participou e coordenou projetos que dialogaram e dialogam diretamente com a cidade de São Roque, com destaque para: Ciência in Rock (2014-2015); Ecoturismo na Brasital (2015-2018), Trilha Astronômica na Brasital (2020); Projeto de pesquisa sobre a experiência de Educação Profissional em São Roque (Etec e Instituto Federal), com financiamento do CNPq (2016-2018); Projeto de pesquisa sobre a representação e representatividade da população negra nos livros didáticos de Ciências, com financiamento do CNPq (2018-2020); Cursinho Popular EaD do IFSP Campus (2021-2022); Vozes negras: da luta antirracista à territorialidade quilombola em São Roque (2022); e Grupo de Pesquisa em Educação Profissional do IFSP Campus São Roque (2015-2022).

Leia parte da fala que o professor Silva fez na tribuna da Câmara:

Gostaria enormemente de agradecer a iniciativa do Vereador Paulo Juventude e dizer que nós, Educadores e Educadoras, costumamos dizer que um dos reconhecimentos à nossa profissão - tão castigada e não valorizada - é ver que o nosso trabalho; desenvolvido em sala de aula, nos corredores de escolas, nas palestras e diferentes atividades escolares; contribuiu e contribui para mudar a vida de nossos educandos e educandas, transformando-os em bons profissionais; cidadã e cidadãos que exigem os seus direitos, ou seja, sujeitos históricos; e que, ao mesmo tempos, não se cansam de buscar a sua felicidade individual - mas que sabem que essa só é plenamente concretizada com a felicidade coletiva.

Por isso Paulo, ou Paulinho - como te conheci anos atrás -, a sua trajetória arrebatadora e coerente - defendendo pessoas e coletivos historicamente injustiçados; e não medindo esforços para apoiar as reivindicações dos profissionais da Educação, tornando-se, inclusive, presidente da Comissão de Educação desta casa -, já é uma grande homenagem a nós, Educadores e Educadoras.

Assim Paulinho, vejo esse título de cidadão São Roquense não necessariamente como um reconhecimento ao trabalho desenvolvido especificamente por mim, mas uma homenagem as Carlas, Marcos, Marisas, Emílios, Leonardos, Joãos, Dianas, Caios, e demais Educadores e Educadoras que veem a Educação no seu sentido lato, ou seja, como elemento essencial para se transformar e emancipar a humanidade.

Outro Paulo dizia que “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Em São Roque presenciamos, Paulo, sua luta para a transformação do mundo, com suas ações e falas contundentes, assertivas e críticas.

Portanto. Hoje, nós, Educadores e Educadoras, somos homenageados duplamente, com o título de cidadão São Roquense; e com doses de esperança que a sua atuação, enquanto parlamentar, nos dá. Muito obrigado Paulo Juventude. Obrigado colegas Educadores e Educadoras pelo excelente trabalho desenvolvido, apesar das inúmeras adversidades.

Leia o decreto legislativo, de autoria do vereador Paulo Juventude na íntegra aqui.

Anexos:
FileCreated
Download this file (projeto-de-decreto-legislativo-4.2022-pdl-4.2022.pdf)Projeto de decreto legislativo19/05/2022 09:36