Projeto de Extensão: “Educação ambiental na prática: além dos muros do IFSP Câmpus São Roque”

Publicado: Quarta, 20 de Julho de 2022, 14h08 | Última atualização em Quarta, 20 de Julho de 2022, 14h15 | Acessos: 3639

Nos meses de maio e junho, alunos do 2º ano do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio (AMB2) e 1º semestre do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental (TGA1), do Instituto Federal de São Paulo, Câmpus São Roque, desenvolveram ações de Educação Ambiental na escola EMEF Testsu Chinone, período integral.

As ações foram desenvolvidas como forma de sensibilizar as crianças sobre a importância de conservar a natureza e seus recursos, com o auxílio dos bolsistas Guilherme Anjinho e Julia Viola, do projeto de extensão “Educação ambiental na prática: além dos muros do IFSP Câmpus São Roque”, coordenado pela Profa. Dra. Glória Cristina Marques Coelho Miyazawa.

A turma de AMB2 elaborou as atividades dentro do componente curricular Projeto Integrador, com a participação do Prof. Wagner Albiol Garcia. Organizados em grupos, os alunos escolheram quatro temas e elaboraram jogos/atividades recreativas com a temática ambiental relacionada a alguma forma de atividade física. Os temas abordados foram: 1. Resíduos Sólidos, dando orientações sobre a separação correta de resíduos para a coleta seletiva, 2. Extinção, 3. Desperdício e Reutilização da Água, 4. Cadeia Alimentar, com apontamentos sobre a importância da conservação das espécies de animais e plantas para manter o equilíbrio dos ecossistemas.

A turma de TGA1 desenvolveu suas ações dentro da disciplina de Educação Ambiental, organizados em três temas: 1. Animais da Mata Atlântica, com cartazes contendo características e curiosidades sobre a onça-pintada, mico-leão-dourado, a capivara e o bicho-preguiça, buscando sensibilizar as crianças para a importância de proteger esses animais, 2. Através de um teatro encenado pelos integrantes, o grupo apresentou o conflito ético existente entre a necessidade de utilização dos recursos naturais e a necessidade de conservação desses recursos de formas mais sustentável, 3. Conceitos de polinização e dispersão de sementes.

A realização das atividades permitiu que os alunos dos cursos envolvidos tivessem a oportunidade de participar do planejamento, execução e avaliação de ações de Educação Ambiental Crítica na prática, contribuindo de maneira significativa para sua formação profissional. Além disso, os estudantes da EMEF Tetsu Chinone tiveram a oportunidade de aprender de forma lúdica sobre diversos temas ambientais.

Clique nas imagens para ampliá-las.