Projeto de Extensão “Câmpus Sustentável: Reaproveitamento de Pallets” desenvolve atividades em parceria com o CRAS Paisagem Colonial

Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2017, 10h28 | Última atualização em Quarta, 04 de Outubro de 2017, 11h32 | Acessos: 470

Câmpus Sustentável

O projeto de extensão “Câmpus Sustentável: Reaproveitamento de Pallets de Madeira para Recriação de Mobiliário com Design Criativo” desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus São Roque, em parceria com o Centro Regional de Assistência Social (CRAS) Paisagem Colonial, realizou, nos dias 20 e 21 de setembro deste ano, duas oficinas com atividade manual na construção de utensílios criativos envolvendo o reaproveitando de pallets usados.

Os pallets são materiais que podem ser reaproveitados de diversas maneiras, inclusive no artesanato, recriando peças e estimulando a criatividade dos envolvidos no processo de construção. Dessa forma, o projeto visa reaproveitar pallets que seriam descartados indevidamente na natureza prejudicando o meio ambiente. O projeto proporcionou o contato social e a conscientização de mulheres, homens, crianças e idosos da comunidade próxima ao câmpus com relação as questões que envolvem o descarte incorreto desses materiais na natureza.

A equipe do CRAS Paisagem Colonial atua para auxiliar famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social buscando contribuir para o protagonismo e emancipação desses sujeitos. Nesta parceria, o projeto desenvolvido no câmpus São Roque contribuiu com esse objetivo apresentando uma alternativa para o protagonismo dessas famílias no mercado. As oficinas ocorreram durante toda a tarde dos dias mencionados, com o apoio dos servidores envolvidos e de estudantes vinculados ao projeto.

Projetos de extensão como este buscam aproximar o campus da comunidade local. Este contato e a troca de experiências estão se tornando cada vez mais importantes para a formação profissional e humana dos estudantes. Sendo assim, o projeto Campus Sustentável, que ainda tem muito a crescer, aposta cada vez mais em parcerias como esta que se mostram altamente promissoras no processo de transformação e inclusão social.