Professores e Estudantes de Meio Ambiente realizam Visita Técnica ao vale do Tietê

Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2017, 15h54 | Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2017, 10h35 | Acessos: 1727

Na última terça-feira, 31 de outubro de 2017, docentes e estudantes do Ensino Médio integrado ao Técnico em Meio Ambiente, realizaram diversas atividades multidisciplinares por meio de visitas técnicas aos parques e áreas de interesse ambiental na região do alto e médio Tietê. Os pontos de enfoque foram o Parque do Varvito em Itu/SP, o Parque da Rocha Moutonnée, o Complexo da Cachoeira e o Parque das Lavras em Salto/SP.

As visitas trabalharam na prática os conteúdos disciplinares estipulados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), desenvolvendo com estudantes habilidades e competências associadas ao tema ambiental, como também às questões da matriz energética brasileira, a problemática da água e dos rios, principalmente da bacia do rio Tietê. Além disso, a prática buscou subsidiar a reflexão crítica sobre o atual quadro das Áreas de Preservação Permanente e de Preservação Ambiental (APP’s e APA’s) na região metropolitana de Sorocaba, a qual se insere também São Roque, possibilitando uma visão mais integrada da realidade por meio de um enfoque didático mediado por teoria e prática simultaneamente. Observou-se ainda ampliação de conhecimentos acerca do Meio Ambiente Regional e temas centrais do currículo do curso Técnico em Meio Ambiente (legislação ambiental, licenciamento, impactos ambientais, entre outros), estimulados por atividades didático-pedagógicas em perspectivas complementares à sala de aula e o ambiente escolar.

A excursão didática e o estudo do meio ultrapassam objetivos puramente técnicos de observação e de descrição dos fenômenos, mas emergem como ações possibilitadoras de interação entre as experiências individuais e coletivas de estudantes e professores. Mais que isso, o fortalecimento da cooperação em torno de problemas concretos defrontados na realidade, junto às próprias comunidades que vivem cotidianamente os desafios impostos pela atual conjuntura territorial em que vivem. Portanto, uma atividade essencial de aporte ao ensino nas diferentes fases da educação, qualificando e aproximando a prática da teoria, contribuindo para o conhecimento mais amplo e total da realidade.

.