Visita Técnica ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo da Aeronáutica

Publicado: Quarta, 14 de Março de 2018, 18h39 | Última atualização em Quinta, 15 de Março de 2018, 07h50 | Acessos: 3239

Nesta última quarta-feira, dia 14/03/2018, estudantes de Tecnologia em Gestão Ambiental e professores do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus São Roque, realizaram visita técnica ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo: São Roque (DTCEA), cuja a finalidade foi conhecer os equipamentos de monitoramento climático, além da produção de dados meteorológicos e informações sobre o espaço aéreo da região.

.

Na ocasião o grupo participou de uma palestra no anfiteatro do DTCEA, seguindo para visita a estação do radar meteorológico, com instrução da operação do radar, geração de informações e aplicação das informações meteorológicas na aviação e órgãos civis de previsão meteorológica. Além disso, foram visitadas as demais instalações técnicas do Destacamento, como antenas de transmissão e o radar de controle de voo.

.

A atividade proporcionou aos estudantes e professores compreender a utilização dos principais instrumentos de sensoriamento remoto , como radares, satélites e estações, bem como se apropriar da dinâmica ambiental que envolve o planejamento e gestão do espaço aéreo brasileiro, favorecendo uma formação mais qualificada e compassada com as novas demandas e potenciais das tecnologias espaciais.