IFSP realizou encontro de sociólogos para discutir o ensino médio

Publicado: Sexta, 18 de Maio de 2018, 07h32 | Última atualização em Terça, 07 de Agosto de 2018, 13h46 | Acessos: 2102

Nos últimos tempos, as Ciências Humanas vêm sofrendo diferentes ataques: a proposta de acabar com os cursos de Humanas nas universidades públicas; a indicação para diminuir a carga horária das disciplinas de Filosofia, Geografia, História e Sociologia na Educação básica; a corriqueira patrulha ideológica sobre as atividades desenvolvidas pelos docentes da área de Humanidades; o questionamento sobre a liberdade de cátedra dos professores brasileiros; etc. Nesse difícil contexto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) organizou o seu 1º Encontro dos Professores de Sociologia, que ocorreu no dia 11 de maio, no Campus São Roque.

O encontro buscou contribuir com a formação dos professores de Sociologia a partir de discussões sobre: 1) o ensino de Sociologia no Brasil; 2) práticas e metodologias de ensino; 3) propostas curriculares e recursos didáticos no IFSP; e 4) reforma do ensino médio. Para isso, contou com a participação da Profa. Dra. Nora Rut Krawczyk (UNICAMP), Profa. Dra. Sueli Guadelupe de Lima Mendonça (UNESP) e o Prof. Dr. Thiago Ingrassia Pereira (UFFS), que trataram do tema “O ensino de Sociologia no Brasil no contexto da reforma do Ensino Médio”.

Com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) no Estado de São Paulo, hoje há 36 campi instalados em distintas cidades, diferentes profissionais ingressaram, nos últimos anos, no IFSP. Assim, no período da tarde o encontro abriu um espaço para discutir e trocar experiências de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nessa Instituição.

Promovido pelo Grupo de Pesquisa em Educação Profissional do Campus São Roque (GPEP-IFSP/SRQ), pela Coordenadoria de Pesquisa e Inovação do Campus São Roque (CPI/SRQ) e Pró Reitoria de Ensino do IFSP, o encontro contou com a participação de professores de Sociologia de diferentes campi, discentes e comunidade externa; e sua organização coube aos estudantes do 2º ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e ao Grêmio Estudantil Mário de Andrade.

Além de refletir as Ciências Humanas no contexto da reforma do ensino médio, o encontro comemorou o aniversário de 200 anos do alemão Karl Marx (5/5/1818), precursor do pensamento sociológico.