Instituto Federal e Guto Issa desenvolvem projeto sobre os Casarões de São Roque

Publicado: Terça, 19 de Junho de 2018, 20h08 | Última atualização em Quarta, 20 de Junho de 2018, 07h36 | Acessos: 1787

.

Foto: Wagner Lelis. Casarão da rua Rui Barbosa.

Os Casarões de São Roque são comentados por muitos e admirados especialmente pelos turistas que circulam pela cidade nos finais de semana. Buscando valorizar essas construções antigas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus São Roque (IFSP/SRQ) e o mandato do vereador Guto Issa (Rede) se juraram para desenvolver projeto intitulado “Roteiro dos Casarões de São Roque”.

As conversas iniciaram no final de 2017 a partir de projeto de lei do Edil que trata da valorização e restauração dos Casarões da cidade. Desses encontros pensou-se, neste primeiro momento, em: a) identificar e mapear os Casarões; b) entrevistar possíveis moradores desses Casarões; c) analisar os documentos que constam no Cartório de Imóveis sobre essas construções; d) cotejar fotos antigas com as imagens recentes desses Casarões; e) produzir um catálogo online com as imagens dos Casarões; f) expor em espaços adequados as imagens dos Casarões (ex. IFSP/SRQ e CECT Brasital); e g) produzir placas explicativas contendo parte da história dos Casarões.

Coordenado pelo prof. Dr. Rogério de Souza, o projeto faz parte de uma ação maior que visa aprimorar a formação dos estudantes do IFSP/SRQ através da realização de ecoturismo no CECT Brasital e conscientização dos frequentadores de São Roque para a preservação do patrimônio histórico, cultural e natural da cidade.

Nas próximas semanas o vereador Guto Issa e o prof. Dr. Rogério de Souza divulgarão demais informações sobre o andamento do projeto e aproveitam essa oportunidade para convidar aqueles que se interessaram pela ação para entrar em contato com os envolvidos.