Agosto Negro Evento

Publicado: Terça, 04 de Setembro de 2018, 14h33 | Última atualização em Terça, 04 de Setembro de 2018, 14h34 | Acessos: 61

Agosto Negro

O evento Agosto Negro foi realizado no IFSP Campus São Roque nos dias 28 e 30 de agosto, trazendo a temática do Genocídio Negro sendo organizado pelo Coletivo Negro Dragão do Mar. O público alvo do evento foi a comunidade interna do campus aproximadamente 320 alunos participaram das atividades. A abertura do evento foi feita pelo estudante Vitor Johann que interpretou através da dança, a música Breu, de Xênia França que representa as manifestações artísticas do povo negro na música e na dança. Logo após a atividade cultural, foi apresentada a proposta e a finalidade da criação do Coletivo Negro Dragão do Mar do Campus São Roque e sua importância na instituição no combate à discriminação racial e valorização da cultura negra. Ainda no mesmo evento foi abordado sobre a triste realidade que afeta diretamente a população negra no Brasil, O Feminicídio de Mulheres Negras e a predominância de negros na população carcerária por meio de dados, estatísticas e posteriormente foi aplicado um quiz com os espectadores e debate sobre os dados para uma maior reflexão e aprofundamento da temática. Por conseguinte foi aberta ao público uma troca de experiências e relatos sobre casos preconceito, discriminação ou mesmo segregação étnico-racial vivenciadas pelos estudantes.

O Coletivo Dragão do Mar finalizou o evento enfatizando acerca do compromisso individual de cada um para combater o racismo no cotidiano e convidou a todos os interessados para às reuniões que ocorrem todas às terças-feiras, das 12:00 horas as 13:00 geralmente no auditório do IFSP Campus São Roque. PARTICIPE!!!