Instituto Federal realizou a Semana de Ciência e Tecnologia enfatizando a redução das desigualdades

Publicado: Segunda, 05 de Novembro de 2018, 15h46 | Última atualização em Segunda, 05 de Novembro de 2018, 15h48 | Acessos: 2121

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus São Roque (IFSP/SRQ) realizou nos dias 17 e 18 de outubro o X Ciclo de Palestras Tecnológicas (CIPATEC) e a VII Jornada de Produção Científica e Tecnológica (JPCT), cujo tema foi “Ciência para a Redução das Desigualdades”. A temática está relacionada aos “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” (ODS) estipulados pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), especificamente o de número 10 – “Redução das Desigualdades”.

Esta proposta acompanha o eixo estabelecido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), resultando em diversas ações na terceira semana de outubro em todo território nacional. Em São Roque, o evento neste ano foi ainda mais especial em virtude da comemoração dos 10 anos de criação dos Institutos Federais e da décima edição da CIPATEC.

A comissão organizadora do evento, coordenada pelo Prof. Dr. Rafael Fabrício de Oliveira, contou com a ajuda da turma do 2° ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. Isto foi possível a partir de um trabalho de integração curricular entre as disciplinas de Artes e de Projeto Integrador: Eventos Artísticos, Culturais e Esportivos. Os discentes, coordenados pelos professores responsáveis pelas referidas disciplinas, a saber, Prof. Dr. Rogério de Souza, Profa. Dra. Anna Carolina S. Jardim e Profa. Esp. Maria Julia Mendes Nogueira, dividiram-se em quatro equipes cooperativas – planejamento, recursos, cerimonial e divulgação – com o objetivo de apoiar a organização do evento.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no IFSP, Câmpus São Roque reuniu um público de mais de 600 pessoas nos dias 17 e 18 de outubro, com 15 minicursos e oficinas, 4 palestras, 3 mesas redondas, feira de ciências, apresentação de trabalhos em poster e oral, além de intervenções culturais e artísticas.

Na abertura do evento, o Prof. Dr. Rogério Tadeu da Silva, um dos pioneiros no Câmpus, relembrou os 10 anos de existência da Instituição, com destaque para a unidade de São Roque, e a importância do IFSP na redução de desigualdades.

Para abrilhantar o evento e enfatizando a temática da redução das desigualdades, ocorreu uma palestra sobre Pancs – Plantas alimentícias não-convencionais, ministrada pela Profa. Dra. Tayse F. F. da Silveira (USP) e a Profa. Msc. Thais C. de Souza (UNICAMP). Já no período noturno, houve uma apresentação artística de MPB – Música Pulsante Brasileira com Edson D’aísa (violão e voz) e Perceu Pezzotta (bateria). O público se entusiasmou com o repertório. Para fechar a programação do primeiro dia, houve a palestra da Profa Dra. Nora Rut Krawczyk (UNICAMP) que pôs em pauta a Educação para a redução das desigualdades, com destaque para “a juventude sob ataque: como resistir à ofensiva da ignorância”.

No segundo dia, o evento iniciou com o Cine Debate, com a Professora Dra. Gleisy Tatiana Picoli (IFSP), exortando a ética na ciência e a pós-verdade. Após isso, houve a participação dos alunos do Ensino Médio na palestra “Curiosidades e Esclarecimento sobre o ENEM”, com o Professor Alexandre Antonello (CPV). Se aproximando do término da programação, o Professor Msc. Rodrigo Umbelino da Silva (IFSP) apresentou para o público presente o tema: A questão da desigualdade sob a perspectiva da teoria crítica e um olhar sobre o Brasil.

Nesse ensejo de aprendizado e comemoração, foi então recordado o Aniversário da Revista Scientia Vitae contando com a presença do Diretor da Clínica e SPA Vida Natural o Dr. Benício Thomas Souza Pereira, apresentando sobre saúde mental, estresse e entre outros temas.

Na CIPATEC, além de palestras, foram realizadas apresentações de trabalhos para a modalidade do Ensino Médio, juntamente com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do terceiro ano do curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, como também para o Ensino Superior. O evento foi aberto para a comunidade de São Roque e região, tendo a presença de escolas de Mairinque e São Roque para que pudessem participar dos minicursos, oficinas, palestras, mesa redonda e feira de ciências.

A CIPATEC coincidiu com o decênio do Instituto Federal, sendo concretizada como forma de comemoração de tal feito. Dessa forma, o Câmpus São Roque está de portas abertas para atender a comunidade e associações, disseminando a cooperação e parceria para o desenvolvimento regional.

Vejam algumas fotografias sobre o evento:

Apresentação de Trabalhos científicos

(Crédito: Equipe do Audiovisual IFSP/SRQ)