Estudantes do Ensino Médio ganham medalha de ouro em Olimpíada de Geografia

Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2019, 16h17 | Última atualização em Terça, 10 de Setembro de 2019, 14h50 | Acessos: 2960

Equipe de estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo, Câmpus São Roque, conquista medalha de ouro na 5ª Olimpíada Brasileira de Geografia (2019). A equipe composta de três estudantes do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, Felipe Queirolo de Sousa, Breno Gomes Leite e Lucas Rodrigues de Almeida, e o orientador Prof. Dr. Rafael Fabricio de Oliveira, participaram das 3 fases on-line organizadas pela Unicamp, UnB, Unifal e instituições parceiras, como a Associação dos Geógrafos Brasileiros, CNPq, FINEP e Associação Brasileira de Geologia. As provas foram realizadas nos laboratórios de informática do Instituto Federal - Câmpus São Roque, em horários complementares aos de aula. A experiência traduziu-se em uma relação colaborativa entre a equipe, com discussões, debates e densa pesquisa em mapas, cartas, bases de dados institucionais, aplicativos e novas geotecnologias. O que, por fim, fortaleceu aprendizagens e conhecimentos acerca do mundo contemporâneo, bem como as alternativas de sua transformação. O desafio da Olimpíada de Geografia é ampliar a difusão do conhecimento das Ciências da Terra e da Geografia para empoderar os estudantes a contribuírem para uma transformação social, incentivando o desenvolvimento sustentável. Além disso, espera-se dos participantes o conhecimento sobre os recursos naturais, entender como gerenciá-los no contexto geopolítico mundial para garantir benefícios sociais aos cidadãos e alcançar uma sociedade mais justa, com menos desigualdades. Neste sentido, conforme explica o site institucional da Olimpíada, as Ciências da Terra e a Geografia proporcionam as ferramentas básicas para os cidadãos de amanhã lidar com o ambiente natural e os desafios da globalização. Por fim, visando contribuir para uma educação de qualidade em vista dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Instituto Federal, em mais uma ação de ensino, parabeniza os participantes pela conquista, firmando sua missão, que é a de “consolidar uma práxis educativa que contribua para a inserção social, à formação integradora e à produção do conhecimento”.