Estudantes e Professores do IFSP/SRQ Participam de Expedição ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR)

Publicado: Segunda, 28 de Outubro de 2019, 11h56 | Última atualização em Segunda, 28 de Outubro de 2019, 11h57 | Acessos: 2133

Expedição ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), organizada entre os dias 25 e 27 de outubro, organizada por professores e estudantes do IFSP/SRQ, por meio do programa Ações Universais, do Instituto Federal de São Paulo. O passeio proporcionou experiências únicas ao grupo, ligado aos cursos técnicos em Meio Ambiente, Alimentos e Administração Integrados ao Ensino Médio. Em relação ao parque, trata-se de uma das mais antigas unidades de conservação de São Paulo, criada em 1958.

O PETAR abrange uma área de 35.102.8 hectares e localiza-se no Vale do Ribeira, no sudoeste do estado de São Paulo. A importância da área é o resultado da associação entre umas das mais extensas faixas contínuas de reserva de Mata Atlântica, com rica biodiversidade e os sistemas cársticos, que juntos propiciam uma paisagem única no Brasil, associada a atividades turísticas e de lazer. Cabe destacar ainda que essa região é uma das áreas espeleológicas mais importantes do país, com aproximadamente 450 cavernas registradas, uma variedade de cachoeiras, mirantes, trilhas e comunidades tradicionais.

Na ocasião, o grupo visitou em três dias 4 grandes cavernas do Parque, além de realizar trilhas e passeios, o tradicional boia cross pelo rio Betari, bem como a experimentação de cachoeiras e desfrute da natureza in locu.

O Programa de Ações Universais visa proporcionar aos estudantes regularmente matriculados no Instituto Federal entre outros aspectos, o acesso a cultura, atividades esportivas e de lazer, que resulta, portanto, em experiências formativas mais qualificadas e permeadas por novos conhecimentos e aprendizagens.

Ratificamos nossos agradecimentos aos coordenadores do ensino médio, a direção geral e educacional do Câmpus, a equipe da coordenação sócio-pedagógica, aos professores, estudantes e pais que nos apoiam incondicionalmente ao longo de três anos com esse projeto.