Coleta do Lixo Eletrônico no IFSP - Câmpus São Roque

Publicado: Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 09h38 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 09h12 | Acessos: 2501

Muitas pessoas não sabem como descartar corretamente o lixo eletrônico, assim como não dimensionam o mal que ele faz para a saúde e para o meio ambiente. Por isso, estudantes do 6º semestre do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, sob a coordenação dos professores Glória Cristina M. Coelho Miyazawa (Educação Ambiental), Fernando Santiago dos Santos (Biologia), Anna Carolina S. Jardim (Administração) e Maria Julia Mendes Nogueira (Artes), com o apoio dos discentes do 1º ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio organizaram um projeto chamado e-lixo. O objetivo do projeto foi conscientizar os estudantes e a comunidade em geral sobre a problemática ambiental e o descarte correto dos lixos eletrônicos (e-lixos); apresentar a importância ecológica, social e econômica das cooperativas de lixo; oportunizar a promoção de uma campanha para a arrecadação de lixo eletrônico (e-lixo) e dar um destino correto para esses resíduos.

Os lixos eletrônicos arrecadados foram entregues à Coopernova, uma cooperativa de reciclagem do município de Cotia/SP, que foi parceira do projeto e veio até o Câmpus buscar o material coletado. Para os discentes foi muito importante participar dessa ação, como mostra o depoimento da estudante Mirella Raiane Vieira, do 1º ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio:

" O projeto e-lixo foi uma parceria com alguns alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas (LCB6) que foi uma experiência legal, e nos proporcionou muito aprendizado. Umas das melhores experiências foi conhecer mais sobre os lixos eletrônicos, a obsolescência programada, e saber realizar trabalhos/atividades em parceria com pessoas mais experientes que nós".

Para dar conta dessa importante ação, os estudantes do 1º ano fizeram um bonito trabalho de conscientização da comunidade acadêmica e foram responsáveis pela escrita dos textos de divulgação, bem como por outras formas de divulgação, como confecção de cartazes, decoração das caixas para a coleta do material, divulgação nas salas de aula etc. A parceria com os alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas proporcionou uma interação positiva entre o ensino médio e o superior, demonstrando que a integração entre cursos é uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. Essa ação faz parte do do Projeto de Ensino Integração curricular e práticas pedagógicas inovadoras nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFSP – Câmpus São Roque.

Confira Abaixo Imagens da Organização do Projeto até o dia da Coleta

As imagens acima mostram alunos do Curso Técnico em Administração executando a decoração das caixas, que serviram para coleta do e-lixo em diferentes pontos do campus.

As imagens acima mostram o dia da coleta da cooperativa Coopernova