Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI

Publicado: Quarta, 18 de Agosto de 2021, 20h07 | Última atualização em Quarta, 18 de Agosto de 2021, 21h03 | Acessos: 355

Apresentação NEABI

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI é composto por servidores e estudantes do IFSP e tem por objetivo a promoção de estudos e ações sobre a temática das relações étnico-raciais na instituição educacional, fundamentadas nas Leis Nº 10.639/2003 e 11.645/2008, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas.

Tendo como base as leis 10.639/03 e 11.645/08, o Núcleo foi criado para que as questões étnico-raciais, como o racismo e a xenofobia, não fiquem à margem e sejam tratadas com a devida seriedade nas ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito do Instituto Federal de São Paulo, ou que estejam a ele vinculadas. Isso significa zelar pelo fiel e adequado cumprimento da legislação, promovendo e ampliando as ações inclusivas e o debate acerca do racismo em nosso país.

Além de incentivar e ampliar ações que já existem, o NEABI, com a participação da comunidade escolar, busca novas propostas, novos caminhos de inserção efetiva do indígena e do afro-brasileiro em todas as esferas da sociedade, das quais foram e ainda são excluídos, em função de valores culturais e práticas institucionais discriminatórias e sectaristas.

Em sua carta de apresentação, o NEABI traz o compromisso do IFSP de reconhecer que o racismo e a discriminação ainda são práticas recorrentes. Portanto é necessário que as questões sejam postas em discussão, refletidas em todos os âmbitos do IFSP a fim de promovermos educação para as relações étnico-raciais que visa igualdade de direitos e condições de acesso e permanência por meio da valorização da diversidade e respeito mútuo.

Regulado pela Portaria Nº 2.587, de 28 de julho de 2015, o NEABI foi lançado oficialmente em 20 de agosto de 2015, em cerimônia no auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo.

Regulamento Interno

Mapeamento de comunidade indígenas próximas aos Câmpus IFSP

Facebook NEABI

Instagram NEABI

 

Nomeação de membros

 

Editais

 

Resultados

 

Projetos e ações

Portaria n.1.989 de 29 de maio de 2017 - Comissão de Ações Afirmativas

Resolução n.32/2017, de 02 de maio de 2017 - Política de Ações Afirmativas para os cursos de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu

 

  • Elaboração de material didático;
  • Grupo de trabalho, organizadores do NEABI Indica;
  • Grupo de trabalho, organizadores do IV COPENE Sudeste (2021) e ENEABI (2021);
  • Grupo de acompanhamento da formulação dos Currículos de Referência, vinculado à PRE;
  • Comissão de Heteroidentificação;
  • Acompanhamento das Comunidades Indígenas e Quilombola;
  • Organização de Concurso Literário;
  • I Concurso Literário NEABI – IFSP;
  • Provimento de Bibliotecas;
  • Acompanhamento de ações afirmativas.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página