Página inicial > Últimas Notícias > 1º Encontro dos Professores de Sociologia do IFSP

1º Encontro dos Professores de Sociologia do IFSP

Publicado: Segunda, 26 de Fevereiro de 2018, 09h28 | Última atualização em Quarta, 02 de Maio de 2018, 13h53

Com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) pelo Estado de São Paulo, especialmente com os cursos de Ensino Médio Integrado, diferentes profissionais ingressaram no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). A organização de encontros para a troca de experiência faz-se necessária diante dos inúmeros desafios colocados diariamente a uma Instituição que possui, hoje, quase 40 mil estudantes e mais de 4 mil servidores.

Assim, o IFSP realizará, no mês de maio, encontro que visa contribuir para a formação de seus professores de Sociologia a partir de discussões sobre: 1) o ensino de Sociologia no Brasil; 2) práticas e metodologias de ensino; 3) propostas curriculares e recursos didáticos no IFSP; e 4) reforma do Ensino Médio. Pretende-se ainda debater as mais recentes tendências da pesquisa sobre o ensino de Sociologia.

Data: 11 de maio de 2018

Horário: 9h às 17h30

Local: IFSP, Campus São Roque (Rodovia Prefeito Quintino de Lima, 2100, Paisagem Colonial, São Roque, SP)

9h: Credenciamento e Coffee Break

9h30: Abertura do 1º Encontro dos Professores de Sociologia do IFSP

10h: Mesa Redonda: O ensino de Sociologia no Brasil no contexto da reforma do Ensino Médio

Participantes: Profa. Dra. Nora Rut Krawczyk (UNICAMP): Graduação em Ciências da Educação, Mestrado em Estado, Educação e Sociedade pela Facultad Latinoamericana em Ciencias Sociales, Doutorado em Educação pela UNICAMP e Pós-doutorado pela Maryland University (EUA). É professora da UNICAMP, Faculdade de Educação. Foi coordenadora do Programa de Centros Associados entre Flacso/Argentina; Universidad de la Plata/Argentina e Faculdade de Educação/Unicamp. Atualmente é representante da Pós-graduação em Educação/Unicamp na Rede Latino-americana de Metodologia em Ciências Sociais; Profa. Dra. Sueli Guadelupe de Lima Mendonça (UNESP): Cientista Social, Mestrado e Doutorado em Educação. Atualmente é professora da UNESP/Marília, junto ao Departamento de Didática e membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP/Marília. É líder do Grupo de Pesquisa “Implicações pedagógicas da teoria histórico-cultural”, vice-coordenadora do Núcleo de Ensino da FFC/UNESP e coordenadora institucional do Pibid/UNESP; e Prof. Dr.  Thiago Ingrassia Pereira (UFFS): Sociólogo, Mestrado e Doutorado em Educação. Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Erechim - RS). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) - Mestrado Profissional em Educação e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) - Mestrado Acadêmico. Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS).

12h às 13h30: Almoço

13h30: Relato de experiências – práticas docentes no IFSP (ensino, extensão e pesquisa)

15h30: Plenária do 1º Encontro dos Professores de Sociologia do IFSP

Evento aberto ao público.

Será emitido Certificado.

>> Inscrição AQUI <<

Realização:

Pró-Reitoria de Ensino (PRE) do IFSP

Grupo de Pesquisa em Educação Profissional do IFSP, Campus São Roque (GPEP-IFSP/SRQ)

Coletivo dos professores de Sociologia de IFSP

Estudantes do 2º ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio

Grêmio Estudantil Mário de Andrade - IFSP, Câmpus São Roque

Apoio:

Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do IFSP, Campus Sertãozinho

Clique na imagem para ampliá-la.