Página inicial > Últimas Notícias > Instituto Federal cria coletivo negro Dragão do Mar

Instituto Federal cria coletivo negro Dragão do Mar

Publicado: Quarta, 07 de Novembro de 2018, 10h20 | Última atualização em Quinta, 22 de Novembro de 2018, 11h55

No primeiro semestre deste ano, alguns estudantes e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus São Roque (IFSP/SRQ – Rodovia Prefeito Quintino de Lima, 2100, Paisagem Colonial, São Roque/SP) criaram um coletivo para discutir e promover ações sobre a temática étnico-racial.

As primeiras reuniões contribuíram para o grupo se conhecer e definir o nome do coletivo: Dragão do Mar – em homenagem à luta contra a escravidão e ao movimento abolicionista, protagonizado pelo jangadeiro Francisco José do Nascimento.

No início de segundo semestre, o coletivo realizou o evento “Agosto Negro” nas dependências do IFSP Câmpus São Roque nos dias 28 e 30 de agosto, trazendo a temática do “Genocídio Negro” e mobilizando a participação de aproximadamente 320 estudantes nas diferentes atividades.

A abertura do evento foi feita pelo estudante Vitor Johann, que interpretou, através da dança, a música Breu, de Xênia França - que representa as manifestações artísticas do povo negro. Logo após, os estudantes apresentaram a proposta e a finalidade da criação do Coletivo Negro Dragão do Mar do Câmpus São Roque e sua importância na instituição para o combate à discriminação racial e valorização da cultura negra.

Ainda no mesmo evento abordou-se a triste realidade que afeta diretamente a população negra no Brasil, o “Feminicídio de Mulheres Negras” e a predominância de afrodescendentes na população carcerária. Posteriormente os estudantes aplicaram um Quiz com os espectadores e desenvolveram debates para uma maior reflexão e aprofundamento da temática. Por conseguinte, promoveu-se com o público uma troca de experiências e relatos sobre casos de preconceito, discriminação e segregação étnico-racial vivenciadas pelos estudantes.

O Coletivo Dragão do Mar finalizou o evento enfatizando o compromisso de cada um para combater o racismo no cotidiano e convidou a todos os interessados para as suas reuniões, que ocorrem todas às terças-feiras, das 12:00 horas às 13:00, geralmente no Auditório do IFSP Câmpus São Roque. PARTICIPE!!!