Página inicial > Últimas Notícias > Professores e Estudantes do IFSP/SRQ participam do 9º CONICT em Boituva/SP

Professores e Estudantes do IFSP/SRQ participam do 9º CONICT em Boituva/SP

Publicado: Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 16h17 | Última atualização em Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 15h46

Entre os dias 11 e 13 de dezembro de 2018, professores e estudantes do IFSP/SRQ participaram do maior evento de Pesquisa da instituição no Câmpus de Boituva/SP.

O Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP (CONICT), de periodicidade anual, é um evento científico e tecnológico de natureza multidisciplinar que integra as principais áreas de conhecimento, contando com a participação da comunidade interna do IFSP e da comunidade externa, promovendo a difusão da produção científica e tecnológica por meio de apresentações orais e/ou pôsteres de trabalhos.

Além da participação dos professores orientadores e estudantes dos cursos médios integrados aos técnicos em Alimentos, Meio Ambiente e Administração, também representaram o IFSP/SRQ graduandos em Tecnologia em Gestão Ambiental e Licenciatura em Biologia.

Além da apresentação das pesquisas em painéis e exposições orais em sala por professores e estudantes, ocorreram reuniões de trabalho, como a dos pesquisadores das Ciências Humanas e Educação; dos Coordenadores de Pesquisa e Coordenadores de Pós-Graduação; além da reunião para discutir a fundação do Diretório Central dos Estudantes. Paralelamente, foram realizados diversos minicursos e oficinas, oportunizando aos participantes não apenas difundir os resultados de pesquisas e inovações, como também a troca de saberes e conhecimentos, além do fortalecimento institucional e articulação das coordenadorias de pesquisa, inovação e pós-graduação das diferentes unidades.

No total, foram apresentados 8 trabalhos de Iniciação Científica por estudantes do Câmpus São Roque, derivados de fomentos institucionais, do CNPq e pesquisas voluntárias. A qualidade das apresentações foi exaltada por representantes do CNPq participantes do evento. Outros processos decorrentes do evento firmaram parcerias importantes, como a criação de 2 revistas, uma destacadamente na área de educação e humanidades, além do compartilhamento de experiências, editais e alternativas de fomento à pesquisa em 2019 e anos seguintes.

Por fim, mais que estimular, ampliar e divulgar a produção científica decorrentes das atividades de pesquisa realizadas pelos estudantes de ensino médio e técnico, graduação nos programas de iniciação científica e tecnológica conduzidos no IFSP, os objetivos do 9º CONICT transcenderam seu escopo, somando para o fortalecimento das relações, das redes, dos grupos e da cooperação interinstitucional. O que, portanto, revela a força e capacidade dos Institutos Federais na produção do conhecimento científico, das pesquisas de base e aplicadas no estado de São Paulo e em todo território nacional.