Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus São Roque Inaugura Usina Fotovoltaica

Câmpus São Roque Inaugura Usina Fotovoltaica

Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2019, 08h40 | Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2019, 09h19

O câmpus São Roque do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) inaugurou a sua usina fotovoltaica no dia 7 de agosto de 2019.

A iniciativa é fruto do esforço conjunto da direção geral do IFSP campus São Roque com a equipe do projeto Eficientização do IFSP campus São Roque SP, aprovado na Chamada Pública NP/PEE-CPFL ENERGIA 001/2018.

“A usina representa uma significativa conquista para o nosso câmpus”, diz o diretor do câmpus São Roque e idealizador da ação, Prof. Dr. Ricardo Coelho dos Santos. Ele ressalta a importância do uso da energia pela conversão solar-elétrica. “Ela é resultado do trabalho de uma equipe que trabalhou incansavelmente para seguirmos sendo referência em busca de uma sociedade sustentável”, complementa o professor.

A instalação possui 141 módulos voltaicos e está conectada à rede elétrica do campus e à rede da concessionária, o que representará uma economia significativa para a instituição.

Coordenador do projeto, o Prof. Me. Luiz Felipe B. Martins avalia que a usina "caracteriza um grande incentivo aos trabalhos voltados para a área de tecnologias sustentáveis". Para ele, a iniciativa também poderá servir de inspiração para outras instituições da região.

Módulos fotovoltaicos instalados no IFSP Câmpus São Roque.

"A usina instalada pode fomentar ações interdisciplinares em diversas áreas, envolvendo as de Extensão, Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento", afirma Martins.

"Parabenizo e agradeço o empenho de todos os envolvidos, em especial aos servidores Marcos A. Hirakawa e Jean Louis R. de Morais pelo compromisso com o projeto nesses últimos meses", complementa o coordenador.

O Projeto Eficientização do IFSP Câmpus São Roque - SP também substituiu mais de 900 lâmpadas fluorescentes tubulares e de vapor de sódio do campus por lâmpadas e luminárias com tecnologia LED, que são mais econômicas e eficientes.

Ginásio poliesportivo do IFSP Câmpus São Roque com nova iluminação.

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

O câmpus São Roque segue oferecendo educação pública gratuita e de qualidade com os cursos:

• Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio
  • Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio
  • Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio
  • Ensino Superior: Tecnologia em Gestão Ambiental
  • Ensino Superior: Tecnologia em Viticultura e Enologia
  • Ensino Superior: Bacharelado em Administração
  • Ensino Superior: Licenciatura em Ciências Biológicas
  • Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização em Metodologia do Ensino das Ciências da Natureza

As ações do Projeto contaram com a parceria e o apoio da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (INOVA IFSP) e da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (FAI.UFSCar).