Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do Ensino Médio ganham medalha de ouro em Olimpíada de Geografia

Estudantes do Ensino Médio ganham medalha de ouro em Olimpíada de Geografia

Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2019, 16h17 | Última atualização em Terça, 10 de Setembro de 2019, 14h50

Equipe de estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo, Câmpus São Roque, conquista medalha de ouro na 5ª Olimpíada Brasileira de Geografia (2019). A equipe composta de três estudantes do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, Felipe Queirolo de Sousa, Breno Gomes Leite e Lucas Rodrigues de Almeida, e o orientador Prof. Dr. Rafael Fabricio de Oliveira, participaram das 3 fases on-line organizadas pela Unicamp, UnB, Unifal e instituições parceiras, como a Associação dos Geógrafos Brasileiros, CNPq, FINEP e Associação Brasileira de Geologia. As provas foram realizadas nos laboratórios de informática do Instituto Federal - Câmpus São Roque, em horários complementares aos de aula. A experiência traduziu-se em uma relação colaborativa entre a equipe, com discussões, debates e densa pesquisa em mapas, cartas, bases de dados institucionais, aplicativos e novas geotecnologias. O que, por fim, fortaleceu aprendizagens e conhecimentos acerca do mundo contemporâneo, bem como as alternativas de sua transformação. O desafio da Olimpíada de Geografia é ampliar a difusão do conhecimento das Ciências da Terra e da Geografia para empoderar os estudantes a contribuírem para uma transformação social, incentivando o desenvolvimento sustentável. Além disso, espera-se dos participantes o conhecimento sobre os recursos naturais, entender como gerenciá-los no contexto geopolítico mundial para garantir benefícios sociais aos cidadãos e alcançar uma sociedade mais justa, com menos desigualdades. Neste sentido, conforme explica o site institucional da Olimpíada, as Ciências da Terra e a Geografia proporcionam as ferramentas básicas para os cidadãos de amanhã lidar com o ambiente natural e os desafios da globalização. Por fim, visando contribuir para uma educação de qualidade em vista dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Instituto Federal, em mais uma ação de ensino, parabeniza os participantes pela conquista, firmando sua missão, que é a de “consolidar uma práxis educativa que contribua para a inserção social, à formação integradora e à produção do conhecimento”.