Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do grupo de Robótica do IFSP – São Roque ministram o Minicurso “Desvendando os mistérios da Robótica”, na XI CIPATEC

Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2019, 20h37 | Última atualização em Sexta, 01 de Novembro de 2019, 11h01

Os alunos Gustavo Ferreira de Campos, Yasmin Cardoso Leite, André Luís de Oliveira, Danilo Prestes da Rocha, Lucas Ryan da Silva Ramos, Marcos Vinicius Perez Sanches Rodrigues e Lara de Moura, do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, do IFSP São Roque, ministraram Minicurso de Robótica na XI CIPATEC. O minicurso foi dividido em três etapas: Introdução à linguagem de programação com ênfase no C++; História do software Arduino; e Aulas práticas e teóricas sobre programar no Arduino. Tudo teve duração de duas horas e trinta minutos.

O aluno Gustavo ensinou sobre tensão, voltagem, portas digitais e analógicas, entrada USB e placa do Arduino. Os participantes foram convidados a olharem placas, cabos e peças utilizadas na montagem de um robô, bem como montarem um circuito eletrônico com a placa do Arduino para acender uma led. Foi um sucesso, como mostra o vídeo abaixo, em que os participantes mostraram interesse na montagem.

Clique na imagem para ampliá-la.

Após a parte prática inicial, o aluno Gustavo apresentou as variáveis do tipo int e float, destacando a int, mostrou a tela do Arduino e como essa funciona. Por fim, ensinou um código de programação que faz a led acender e foi solucionando juntamente com a equipe de robótica as dúvidas dos participantes que obtiveram sucesso no minicurso..

Clique na imagem para ampliá-la.

Os alunos foram elogiados, a aula foi clara e objetiva e como um dos resultados houve aumento no número de integrantes da equipe de robótica que inicialmente eram quatro e atualmente são doze.

Outro destaque na participação dos alunos foi a melhora no desempenho do robô apresentado no mesmo dia 24 de outubro, como mostra o vídeo abaixo.

Para a professora Estela Mara de Oliveira, colaboradora do grupo, foi uma experiência incrível e extremamente satisfatória assistir uma aula de programação com alto nível, realizada por alunos do Ensino Médio e Técnico. A professora dá os parabéns para vocês alunos!! Sucesso!!.