CPA - Comissão Própria de Avaliação
Comissão Própria de Avaliação
O que é CPA?
A Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004, determina que toda instituição de ensino superior, pública ou privada, constituirá uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pela autoavaliação da Instituição.
O Trabalho da CPA
O trabalho da CPA tem por objetivo desenvolver uma cultura avaliativa que promova o crescimento e a melhoria dos processos educativos e administrativos da instituição, bem como atenda aos interesses da comunidade, respeitando os procedimentos de uma avaliação formativa (identificar progressos, avanços, problemas e deficiências; avaliar o sentido e a ação das atividades e finalidades da instituição; melhorar os processos pedagógicos nas atividades de ensino e aprendizagem; desenvolver a cultura da autoavaliação; apontar caminhos para a melhoria da ação dos profissionais da instituição; prestar contas à comunidade; alimentar e retroalimentar o processo avaliativo com questões relevantes; e promover a conscientização dos profissionais para a sua capacitação e melhoria contínua).
A Avaliação
Desde a implantação do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação Superior) em 2004, a Avaliação Institucional passou a integrar o processo global de avaliação e regulação do ensino das instituições que oferecem o ensino superior no país. Após aplicados questionários avaliativos referentes às ações institucionais, os relatórios são encaminhados aos coordenadores e direção para que a devolutiva da avaliação seja dada aos avaliados para análise, reflexões e tomada de decisões para a melhoria contínua. Ou seja, a avaliação promovida pela CPA é um processo cíclico, de reflexão e autoconsciência institucional. É importante ressaltar que esse processo é um dos fatores que compõem a nota dada aos cursos superiores nas avaliações realizadas in loco pelas comissões do MEC.
A Próxima Avaliação da CPA no Câmpus São Roque
Todos estão convidados a participar. Todos os membros da comunidade educativa – professores, estudantes, técnicos – administrativos, são também chamados para dar sugestões e se envolver nos processos avaliativos para a melhoria da instituição. Em havendo necessidade, a avaliação poderá ser prorrogada para a participação da comunidade acadêmica.
A Próxima Avaliação da CPA no Campus São Roque
As avaliações da CPA ocorrem normalmente no segundo semestre de cada ano.
Avaliações
Auto avaliação Institucional
A Auto avaliação Institucional é uma das etapas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do MEC, também composto pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e pela Avaliação Externa.
Auto avaliação Institucional - CPA Central
- Relatório de Autoavaliação Institucional do IFSP - 2014
- Relatório de Autoavaliação Institucional do IFSP - 2015
- Relatório de Autoavaliação Institucional do IFSP - 2016
- Relatório de Autoavaliação Institucional do IFSP - 2017
- Relatório de Autoavaliação Institucional do IFSP - 2018
- Relatório de Autoavaliação Institucional do IFSP - 2019
- Relatório de Autoavaliação Institucional do IFSP - 2019 - Versão Final
- Relatório de Autoavaliação Institucional do IFSP - 2020
- Relatório de Autoavaliação Institucional do IFSP - 2022, exercício 2021
- Relatório de Autoavaliação Institucional do IFSP - 2023, exercício 2022
- Relatório de Autoavaliação Institucional do IFSP - 2024, exercício 2023
Acesse aqui outros Relatórios da Autoavaliação Institucional - CPA Central
Projeto
AUTOAVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
O Programa de Avaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSP foi elaborado para atender à Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e cria a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA) em cada IES do Sistema Federal de Ensino.
O presente Programa foi elaborado com base na Portaria MEC n° 2.051, de 9/7/2004, e nos documentos Diretrizes para a Auto avaliação das Instituições e Orientações Gerais para o Roteiro da Auto avaliação das Instituições, editados pelo INEP.
O Programa de Avaliação Institucional foi implantado e desenvolvido pela Comissão Própria de Avaliação – CPA.
DIRETRIZES PARA A AUTOAVALIAÇÃO
O processo de Auto avaliação deve fornecer uma visão global da instituição sob uma dupla perspectiva, segundo o documento Diretrizes para a Auto avaliação das Instituições:
- o objeto de análise é o conjunto de dimensões, estruturas, relações, atividades, funções e finalidades da instituição, centrado em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, segundo os diferentes perfis e missões institucionais. Está compreendida, na avaliação da instituição, a gestão, a responsabilidade e compromissos sociais e a formação acadêmica e profissional com vistas a repensar sua missão para o futuro; e
- os sujeitos da avaliação são os conjuntos de professores, estudantes, técnico-administrativos e membros da comunidade externa, especialmente, convidados ou designados.
OBJETIVOS
Respeitada a missão institucional, ainda segundo o documento Diretrizes para a Auto avaliação das Instituições, o processo de Auto avaliação tem dois objetivos centrais:
- avaliar a instituição como uma totalidade integrada que permite a Autoanálise valorativa da coerência entre a missão e as políticas institucionais efetivamente realizadas, visando a melhoria da qualidade acadêmica e o desenvolvimento institucional, e
- privilegiar o conceito da Auto avaliação e sua prática educativa para gerar, nos membros da comunidade acadêmica, autoconsciência de suas qualidades, problemas e desafios para o presente e o futuro, estabelecendo mecanismos institucionalizados e participativos para a sua realização.
OBJETIVOS OPERACIONAIS
O Programa de Avaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSP tem como principais objetivos:
a) gerar conhecimento para a tomada de decisão dos dirigentes da instituição em relação à melhoria contínua de qualidade dos serviços de educação superior ofertados;
b) por em questão os sentidos do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição;
c) identificar as potencialidades da instituição e as possíveis causas dos seus problemas e pontos fracos;
d) aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo;
e) fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais;
f) tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade;
g) julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos;
h) prestar contas à sociedade sobre os serviços desenvolvidos.
A avaliação interna é um processo contínuo por meio do qual a instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.
Para tanto, o presente Programa de Avaliação Institucional busca sistematizar informações, analisar coletivamente os significados das realizações, desvendar formas de organização, administração e ação, identificar pontos fortes e potencialidades, bem como pontos fracos, e contribuir com estratégias de superação de problemas.
EQUIPE DE COORDENAÇÃO: A CPA
A Comissão Própria de Avaliação - CPA-IFSP é o órgão responsável pela implantação e desenvolvimento do Programa de Avaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSP, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP.
ETAPAS DA AVALIAÇÃO INTERNA
- PLANEJAMENTO
A elaboração do Programa de Avaliação Institucional compreende a definição de objetivos, estratégias, metodologia, recursos e calendário das ações avaliativas. O calendário deve contemplar os prazos para execução das ações principais e datas de eventos (reuniões, seminários etc.), observando igualmente os prazos estabelecidos pela Portaria n. º 2051/04, que regulamenta o SINAES.
O planejamento, discutido com a comunidade acadêmica, deve levar em conta as características da instituição, seu porte e a existência ou não de experiências avaliativas anteriores.
- SENSIBILIZAÇÃO
No processo de Auto avaliação, a sensibilização busca o envolvimento da comunidade acadêmica na construção da proposta avaliativa por meio da realização de reuniões, palestras, seminários e outros meios de comunicação. A sensibilização deve estar presente tanto nos momentos iniciais quanto na continuidade das ações avaliativas.
- DESENVOLVIMENTO
No desenvolvimento do processo de avaliação institucional a CPA-IFSP procura assegurar a coerência entre as ações planejadas e as metodologias adotadas, a articulação entre os participantes e a observância aos prazos.
Esta etapa consiste especialmente em na:
- realização de reuniões ou debates de sensibilização;
- sistematização de demandas, ideias ou sugestões oriundas dessas reuniões;
- realização de seminários internos;
- definição da composição dos grupos de trabalho atendendo aos principais segmentos da comunidade acadêmica;
- construção de instrumentos para coleta de dados: entrevistas, questionários, grupos focais e outros;
- definição da metodologia de análise e interpretação dos dados;
- definição das condições materiais para o desenvolvimento do trabalho;
- definição de formato de relatório de Auto avaliação;
- definição de reuniões sistemáticas de trabalho;
- elaboração de relatórios; e
- organização e discussão dos resultados com a comunidade acadêmica e publicação das experiências.
- CONSOLIDAÇÃO
Esta etapa refere-se à elaboração, divulgação e análise do relatório final.
Contempla, também, a realização de um balanço crítico do processo avaliativo e de seus resultados em termos da melhoria da qualidade da instituição.
- A) RELATÓRIO
O relatório final de avaliação interna deve expressar o resultado do processo de discussão, de análise e interpretação dos dados advindos, principalmente, do processo de Auto avaliação. É importante que ele seja capaz de incorporar, quando estiverem disponíveis, os resultados da avaliação de cursos e de desempenho de estudantes.
Os destinatários do relatório são os membros da comunidade acadêmica, os avaliadores externos e a sociedade. Considerando essa diversidade de leitores, são fundamentais a clareza na comunicação das informações e o caráter analítico e interpretativo dos resultados obtidos.
O relatório final deve apresentar sugestões para ações de natureza administrativa, política, pedagógica e técnico-científica a serem implementadas.
- B) DIVULGAÇÃO
A divulgação, como continuidade do processo de avaliação interna, deve oportunizar a apresentação pública e a discussão dos resultados alcançados nas etapas anteriores. Para tanto, podem ser utilizados diversos meios, tais como: reuniões, documentos informativos (impressos e eletrônicos), seminários e outros. A divulgação deve propiciar, ainda, oportunidades para que as ações concretas oriundas dos resultados do processo avaliativo sejam tornadas públicas à comunidade interna.
- C) BALANÇO CRÍTICO
Ao final do processo de Auto avaliação, é necessária uma reflexão sobre o mesmo, visando a sua continuidade. Assim, uma análise das estratégias utilizadas, das dificuldades e dos avanços apresentados permitirá planejar ações futuras.
Deste modo, o processo de Auto avaliação proporcionará não só o autoconhecimento institucional, o que em si é de grande valor para a instituição, como será um balizador da avaliação externa, prevista no SINAES como a próxima etapa da avaliação institucional.
EIXOS AVALIADOS
Portaria n 92, de 31 de janeiro de 2014, aprova, em extrato, os indicadores do instrumento de avaliação institucional externa que subsidia os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica, modalidade presencial, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES:
1 Planejamento e Avaliação Institucional
2 Desenvolvimento Institucional
3 Políticas Acadêmicas
4 Políticas de Gestão
5 Infraestrutura
METODOLOGIA E INSTRUMENTOS DA AUTOAVALIAÇÃO
A CPA-IFSP definiu os indicadores e padrões de qualidade, a metodologia (incluindo análise e interpretação de dados) e os instrumentos utilizados no processo de Auto avaliação e a periodicidade de avaliação de cada dimensão, mediante consultas aos diversos segmentos da comunidade acadêmica, atendida a Lei n° 10.861, de 2004, a Portaria MEC n° 2.051/2004, os documentos Diretrizes para a Auto avaliação e Orientações gerais para o roteiro da Auto avaliação das instituições, o Estatuto, o Regimento Geral, o Projeto Pedagógico-Institucional, o Plano de Desenvolvimento Institucional e demais documentos internos, aprovados pelo colegiado superior.
A cada ano, a CPA-IFSP promove a avaliação desses mecanismos e da metodologia utilizados, com o objetivo de aperfeiçoar o processo de Auto avaliação, como instrumento de planejamento e gestão acadêmico-administrativo e atendimento às normas de avaliação da educação superior, aprovadas pelo Poder Público.
Reuniões
Reuniões da Comissão Própria de Avaliação - CPA
Reuniões da Comissão Própria de Avaliação - Campus São Roque
- Ata de Reunião CPA-SRQ - 20/08/2018
- Ata de Reunião CPA-SRQ - 06/09/2018
- Ata de Reunião CPA-SRQ - 14/09/2018
- Ata de Reunião CPA-SRQ - 06/11/2018
- Ata de Reunião CPA-SRQ - 08/02/2019
- Ata de Reunião CPA-SRQ - 15/02/2019
- Ata de Reunião CPA-SRQ - 19/02/2021
- Ata de Reunião CPA-SRQ - 15/03/2021
- Ata de Reunião CPA-SRQ - 07/05/2021 - com Relatório FCC
Sensibilização
Sensibilização da comunidade acadêmica
No processo de Auto avaliação, a sensibilização busca o envolvimento da comunidade acadêmica na construção da proposta avaliativa por meio da realização de reuniões, palestras, seminários, entre outros.
Cabe ressaltar que a sensibilização está presente tanto nos momentos iniciais quanto na continuidade das ações avaliativas, pois sempre haverá sujeitos novos iniciando sua participação no processo: sejam estudantes, sejam membros do corpo docente ou técnico-administrativo.
Redes Sociais