Página inicial > Grêmio Estudantil > Comunicação Social > Notícias > Estudantes de Administração visitam Museus em São Paulo por meio do Programa de Ações Universais

Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2024, 08h15 | Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2024, 16h08 | Acessos: 119

Estudantes da turma ADM2 do IFSP – São Roque realizaram excursão didática em 18 de setembro de 2024, visitando o Museu do Futebol e o Museu do Ipiranga, em São Paulo, com o objetivo de estudar a globalização e seus impactos na sociedade. Acompanhados pelos professores Rafael Oliveira (Geografia) e Fabiana Florio (Administração Mercadológica), os estudantes exploraram como esses fenômenos são refletidos no esporte e na história do Brasil.

A primeira parada foi o Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, onde estudantes conheceram a trajetória do futebol brasileiro por meio de três eixos: emoção, história e diversidade. Eles observaram como o futebol se transformou em um fenômeno global e sua evolução no contexto brasileiro.

No Museu do Ipiranga, os estudantes exploraram exposições que destacam momentos chave da história do Brasil, com foco no processo de Independência e nas mudanças sociais e políticas em São Paulo a partir do século XX. O acervo inclui documentos históricos, artefatos e obras de arte que ilustram a formação do país.

A visita proporcionou uma reflexão crítica sobre os efeitos da globalização na sociedade brasileira, especialmente na região da Grande São Paulo, conectando os temas explorados nos dois museus com a paisagem urbana atual.

A excursão didática foi realizada por meio do Programa de Ações Universais, sendo destinado a toda a comunidade discente do IFSP, independente de situação socioeconômica. As ações desse programa são voltadas à formação integral do estudante e ao aprimoramento de valores de cidadania, participação, coletividade e inclusão social. As ações foram realizadas em articulação com o Ensino, Pesquisa e Extensão, propiciando aos participantes a imersão em áreas estratégicas e de interesse cultural na cidade de São Paulo.