Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Grêmio Estudantil > Comunicação Social > Notícias > Estudantes de Administração visitam Museus em São Paulo por meio do Programa de Ações Universais
Início do conteúdo da página

Estudantes de Administração visitam Museus em São Paulo por meio do Programa de Ações Universais

Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2024, 08h15 | Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2024, 16h08 | Acessos: 119

Estudantes da turma ADM2 do IFSP – São Roque realizaram excursão didática em 18 de setembro de 2024, visitando o Museu do Futebol e o Museu do Ipiranga, em São Paulo, com o objetivo de estudar a globalização e seus impactos na sociedade. Acompanhados pelos professores Rafael Oliveira (Geografia) e Fabiana Florio (Administração Mercadológica), os estudantes exploraram como esses fenômenos são refletidos no esporte e na história do Brasil.

A primeira parada foi o Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, onde estudantes conheceram a trajetória do futebol brasileiro por meio de três eixos: emoção, história e diversidade. Eles observaram como o futebol se transformou em um fenômeno global e sua evolução no contexto brasileiro.

No Museu do Ipiranga, os estudantes exploraram exposições que destacam momentos chave da história do Brasil, com foco no processo de Independência e nas mudanças sociais e políticas em São Paulo a partir do século XX. O acervo inclui documentos históricos, artefatos e obras de arte que ilustram a formação do país.

A visita proporcionou uma reflexão crítica sobre os efeitos da globalização na sociedade brasileira, especialmente na região da Grande São Paulo, conectando os temas explorados nos dois museus com a paisagem urbana atual.

A excursão didática foi realizada por meio do Programa de Ações Universais, sendo destinado a toda a comunidade discente do IFSP, independente de situação socioeconômica. As ações desse programa são voltadas à formação integral do estudante e ao aprimoramento de valores de cidadania, participação, coletividade e inclusão social. As ações foram realizadas em articulação com o Ensino, Pesquisa e Extensão, propiciando aos participantes a imersão em áreas estratégicas e de interesse cultural na cidade de São Paulo.

Fim do conteúdo da página