NAPNE - Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas
Apresentação
Tradução em libras do texto do Napne
Apresentação
No Instituto Federal de São Paulo – Campus São Roque, temos o NAPNE, que é o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas. A finalidade do NAPNE é apoiar a inclusão escolar dos estudantes público-alvo da Educação Especial, que são as pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.
O NAPNE busca fornecer apoio educacional aos estudantes público-alvo da Educação Especial e orientações à comunidade escolar para o desenvolvimento de uma educação inclusiva, tendo em vista que a inclusão é um compromisso de todos.
Ao NAPNE compete propor, estimular e acompanhar a implementação de acessibilidade arquitetônica, atitudinal, comunicacional e pedagógica no campus, para a remoção de barreiras, e fomentar a autonomia dos estudantes acompanhados pelo núcleo, de forma a viabilizar as condições para o acesso, a permanência e êxito desses alunos nos cursos ofertados no campus São Roque, de forma a contribuir para a sua cidadania e qualidade de vida.
Os demais estudantes (aqueles que não constituem parte do público-alvo da educação especial segundo a legislação vigente) são acompanhados pela equipe da Coordenadoria Sociopedagógica. Esses também poderão ser direcionados ao NAPNE, conforme avaliação das equipes envolvidas.
Equipe gestora do NAPNE:
-
Coordenadoria: Trad. Intérprete de LIBRAS Esp. Leila Cristina dos Santos
-
Secretaria: Profª. Drª. Márcia de Oliveira Cruz
Contato:
Observação: Conforme a legislação em vigor, os estudantes público-alvo da Educação Especial são as pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. A Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva indica que “Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade. Os alunos com transtornos globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Incluem-se nesse grupo alunos com autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil. Alunos com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse”.
Acesso rápido:
1 - Portaria que dispões sobre o Regulamento do NAPNE:
https://drive.google.com/file/d/1MyLOPTS11ojt42FGCCMASy9s7LIfW6SP/view
2 - Portaria São Roque IFSP Nº 124, de 19 de outubro de 2021. Designa os membros para comporem o NAPNE do IFSP – Campus São Roque:
https://drive.ifsp.edu.br/s/QlZVOB8sfTWUy2a?path=%2F2021%2F10.%20Outubro%20-%202021#pdfviewer
3 - Página das Ações Inclusivas da Pró-Reitoria de Ensino do IFSP:
https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/1472
4 - Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008):
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf
5 - Lei Nº13.146, de 6 de julho de 2015.Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência):
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm
6 – Lei Nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm
Público-alvo NAPNE
Constitui-se público-alvo das ações inclusivas do Napne Câmpus São Roque os estudantes PAEE, conforme legislação vigente.
Estudantes que apresentem alguma(as) das condições abaixo:
- Surdez
- Cegueira
- Deficiência múltipla
- Deficiência física
- Altas habilidades/superdotação
- Deficiência Intelectual
- Deficiência auditiva
- Baixa visão
- Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
- Surdocegueira
- Outras necessidades específicas.
Você se encaixa em uma ou mais necessidades citadas acima? Se sua resposta for sim, preencha este formulário aqui.
Redes Sociais