Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Superiores > Licenciatura em Ciências Biológicas
Início do conteúdo da página

Licenciatura em Ciências Biológicas

Publicado: Terça, 21 de Março de 2017, 15h18 | Última atualização em Segunda, 17 de Abril de 2023, 09h35 | Acessos: 19838

Coordenador: Prof. Dr. Ricardo dos Santos Coelho - E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

1. Objetivos do Curso:

1.1. Objetivo Geral

Atuar como professor de ciências e de biologia da educação básica, nas diferentes modalidades, de forma a identificar desafios e auxiliar na transformação da realidade educacional.

1.2. Objetivos Específicos

I. Produzir, desenvolver e divulgar os conhecimentos específicos e pedagógicos e as abordagens teórico-metodológicas do seu ensino, de forma crítica, interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano.

II. Compreender a Ciência como uma atividade coletiva, social e historicamente situada, reconhecendo suas potencialidades e limitações.

III. Desenvolver a observação integradora e a criticidade ao interpretar e avaliar os padrões e processos biológicos e suas interfaces com outras áreas do saber.

IV. Aplicar de forma crítica a linguagem dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, com o domínio das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem.

V. Desenvolver a empatia, de modo a atuar de forma propositiva e colaborativa nas relações interpessoais onde está inserido, agindo em conformidade com a ética na promoção da superação das exclusões sociais com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária, pautada na sustentabilidade e nos princípios da educação ambiental.

VI. Avaliar a importância da formação continuada como instrumento de desenvolvimento pessoal e profissional e de reflexão sobre a própria prática; produzir e divulgar os conhecimentos no âmbito das Ciências Biológicas e da Educação.

2. Setores de Atuação

  • Ensino de Ciências;
  • Ensino de Biologia;
  • Elaboração e condução de atividades de divulgação de Ciências e Biologia;
  • Execução e orientação na área de Ciências Biológicas;
  • Propor parcerias que viabilizem a relação  escola-sociedade;
  • Atuar de forma integrada em programas envolvendo equipes multidisciplinares;

 

Projeto Pedagógico do curso - Turmas a partir de 2023

Estrutura Curricular e Resolução de Aprovação do Curso - a partir de 2023

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página