Página inicial > CEX - Extensão > Ações de Extensão > Inscrições para Processo Seletivo Simplificado do Cursinho Popular EaD do IFSP – Câmpus São Roque

Publicado: Quarta, 20 de Abril de 2022, 17h04 | Última atualização em Segunda, 25 de Abril de 2022, 17h22 | Acessos: 4740

Processo Seletivo Simplificado para o Cursinho Popular EaD do IFSP – Câmpus São Roque

Estão abertas as inscrições para o Cursinho Popular EaD do Instituto Federal de São Paulo – Câmpus São Roque, entre os dias 20 de abril e 02 de maio de 2022.

O curso foca no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros vestibulares, preparando os estudantes para o ingresso no Ensino Superior de qualidade. Além disso, o curso será remoto, com plantões e atividades formativas presenciais na instituição, por meio de duas turmas de 60 estudantes, totalizando 120 vagas, e com auxílio financeiro de R$ 160,00 ao longo de 8 meses para subsidiar a internet e equipamentos necessários.

O curso terá duração de maio a dezembro de 2022, abordando os principais conteúdos disciplinares e temas contemporâneos.

As inscrições devem ser realizadas pela página do Instituto Federal, por meio do formulário no link abaixo:

Clique aqui para se inscrever!

Os documentos exigidos para inscrição são:

• I. Carteira de identidade (RG);
  • II. CPF;
  • III. Comprovante de endereço recente em nome do candidato ou responsável legal, preferencialmente do município da Região Metropolitana de Sorocaba;
  • IV. Não ser aluno evadido de qualquer curso de extensão no ano de 2021;
  • V. Histórico Escolar do Ensino Fundamental em Escola Pública ou particular com bolsa 100% (apresentar comprovação);
  • VI. Histórico Escolar ou Certificação de Conclusão do Ensino Médio em Escola Pública ou particular com bolsa 100% (apresentar comprovação);
  • VII. No caso dos postulantes que não concluíram o Ensino Médio: Atestado de matrícula no terceiro ou segundo ano do Ensino Médio em Escola Pública ou particular com bolsa 100% (apresentar comprovação);
  • VIII. Laudo médico no caso de candidatos que queiram concorrer à(s) vaga(s) específica(s);
  • IX. Certidão de Quitação Eleitoral, para maiores de 18 anos;
  • X. Carteira Reservista, para homens maiores de 18 anos;
  • XI. Autorização dos pais ou responsável legal, para menores de 18 anos.

Maiores detalhes podem ser obtidos no Edital Anexo subsequente.

Emenda parlamentar de 480 mil

O projeto do Cursinho Popular se concretizou a partir de uma emenda parlamentar do deputado federal Alencar Santana (PT SP) de R$ 480.000,00, conquistada por meio da articulação dos mandatos dos vereadores Emily Idalgo (PT) de Mairinque, Meire Barbosa (PSB) de Alumínio e Diego Costa (PSB) de São Roque.

O montante foi destinado ao cursinho popular (R$ 205.000,00) e estruturação da Biblioteca e do Laboratório de Informática (R$ 275.000,00), atendendo a comunidade do IFSP - Câmpus São Roque e entorno.

Instituto Federal

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) é uma instituição centenária que promove educação técnica de nível médio e ensino superior (graduação e pós-graduação).

Multi-câmpus, atualmente os IF’s são compostos por 38 reitorias Brasil afora e mais de 640 unidades. O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) é constituído por 37 câmpus espalhados por diferentes cidades do Estado.

O Câmpus São Roque iniciou suas atividades em 2008 e hoje possui mais de mil estudantes e oferta vagas para os cursos de Ensino Médio Integrado em Alimentos, Administração e Meio Ambiente; e ensino superior: Licenciatura em Ciências Biológicas, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Viticultura e Enologia, Bacharelado em Administração e Pós-Graduação em Metodologia do Ensino das Ciências da Natureza (Lato Sensu).

Anexos:
FileCreated
Download this file (edital_12_22_selecao-cursinho-popular-ead_2022.pdf)edital_12_22_selecao-cursinho-popular-ead_2022.pdf20/04/2022 17:02