Programa AGENTES DA CIDADANIA chega em São Roque

Publicado: Terça, 11 de Maio de 2021, 15h56 | Última atualização em Quarta, 12 de Maio de 2021, 15h56 | Acessos: 1473

No dia 29 de abril de 2021, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – câmpus São Roque se reuniu com a equipe do Programa Agentes da Cidadania para o estabelecimento de uma parceria. Estiveram presentes as representantes do Programa Agentes da Cidadania, Vanessa Menegueti e Gabriela Boeachat, juntamente com a Diretora Ajunta de Ensino, Anna Carolina S. Jardim, e o Coordenador de Extensão, Rafael Fabrício de Oliveira.

O apoio ao programa Agentes da Cidadania pelo Instituto Federal se baseia na identificação e fortalecimento das lideranças jovens, bem como na mobilização da população local para as atividades do programa. “Ao levar em conta objetivos comuns das instituições, como fortalecer a cidadania e o protagonismo juvenil, compartilhamos nossas agendas com os parceiros locais e construímos pontes e caminhos para viabilizar um amplo espectro de direitos e demandas sociais”, afirma o Coordenador de Extensão, Prof. Rafael Fabrício.

Como o alcance das ações de cidadania depende de uma coletividade, em meio a complexa rede de atores locais, o engajamento de nossa comunidade torna-se fundamental para sua maior envergadura em âmbito regional. A ideia é a formação de jovens líderes que possam ser multiplicadores de valores e conceitos relacionados à cidadania, incluindo educação política e projetos para a transformação de suas cidades em espaços mais inclusivos e democráticos.

Neste sentido, o programa Agentes da Cidadania selecionará aproximadamente 30 jovens, com idade de 16 a 24 anos, residentes nos municípios de São Roque, Mairinque, Araçariguama e Alumínio. Os jovens participarão de atividades online de formação, mentoria e realizarão atividades junto à população, além de projetos de transformação para sua cidade durante os 4 meses de duração do programa (junho a setembro).

Assim, a primeira ação no âmbito da parceria foi a articulação junto às entidades estudantis locais, representadas mais amplamente pelo Grêmio Estudantil Mário de Andrade, além da difusão em nossa comunidade acadêmica para mobilizar os jovens estudantes a se inscreverem no processo seletivo para a participação no Programa Agentes da Cidadania.

As inscrições vão até o dia 16 de maio de 2021, às 23h59, no link aqui.

Além de encontros quinzenais que vão acontecer aos sábados, pela manhã, o programa conta com atividades lúdicas, jogos, dinâmicas, lives, webinars e muita conversa. Para garantir o acesso às atividades online, os jovens terão apoio para ter internet em casa ou no celular.

No ano passado, em experiência piloto na cidade de Votorantim/SP, o programa formou 24 jovens lideranças que desenvolveram 5 projetos para a cidade nas áreas da Cultura, Esporte, Pessoa com Deficiência, Saúde Mental e Segurança Alimentar.

Mais informações sobre o programa que é uma iniciativa do Instituto de Governo Aberto, Instituto Cidade Democrática, Instituto Votorantim e Companhia Brasileira de Alumínio, podem ser acessadas em https://agentesdacidadania.org.br/ e https://www.instagram.com/AGENTESDACIDADANIA/.

Reunião para a celebração de parceria entre o IFSP – câmpus São Roque e o Programa Agentes da Cidadania, ocorrida em 29/abril/2021.