Página inicial > O que é? > Programa Escolas 2030 > Publicações e notícias > Visita Técnica à Escola Alan Pinho Tabosa no município de Pentecoste Ceará, escola polo do Programa Mundial Escolas2030 e do grupo Escolas Transformadoras

Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2023, 14h46 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2023, 16h10 | Acessos: 677

Em função de uma parceria em construção entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus São Roque com a Universidade Federal do Ceará – Programa PACCE (Programa de Aprendizagem em Células Cooperativas Estudantis), fomos levados à parceria didático-pedagógica com a Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa/CE, em reuniões, encontros formativos e pesquisas realizadas desde 2014/2015 na área/tema das Metodologias Inovadoras, sobretudo Aprendizagem Cooperativa e Solidária, e aprendizagem por meio de Projetos e Problemas.

A EEEP Alan Pinho Tabosa, na figura de seu diretor Elton Luz Lopes e as docentes Marcirlanni Pontes e Érika Fernandes, e ainda o Dr. Manoel Andrade, docente e pesquisador da Universidade Federal do Ceará já visitaram o campus São Roque do Instituto Federal onde ministraram cursos presenciais e online.

Agora, de 04 a 08 de outubro de 2023, docentes e técnicos-administrativos do IFSP, voluntariamente, aceitaram o convite e visitaram a E.E.E.P. Alan Pinho Tabosa/CE. Na ocasião, fizeram uma imersão a respeito da Metodologia da Aprendizagem Cooperativa e Solidária com o objetivo de ampliar e aprofundar as práticas que vêm sendo realizadas na educação básica do campus São Roque do IFSP no âmbito do Projeto de Pesquisa-Ação que vem sendo desenvolvido no âmbito do Programa Escolas2030.

Na mesma semana, nos dias 02 e 03, o Diretor do campus São Roque esteve na Universidade Federal do Ceará estabelecendo contatos e parcerias com a EIDEIA e o PACCE, programas e projetos da UFC.

A visita foi muito proveitosa para ambas as partes e celebra a formalização de uma importante parceria que tem o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade do ensino ofertado no campus São Roque do IFSP.