Página inicial > O que é? > Comunicação Social > Notícias > Visita Técnica a Floresta Nacional de Ipanema pelo Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio do IFSP - Câmpus São Roque

Publicado: Sexta, 07 de Julho de 2023, 18h33 | Última atualização em Sexta, 07 de Julho de 2023, 18h35 | Acessos: 1043

Encerrando o semestre letivo de 2023, foi realizada visita técnica a Unidade de Conservação FLONA-Ipanema na última quarta-feira (05/07/2023) pela turma do terceiro ano do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio. A atividade resultou em esforço de integração entre disciplinas e conteúdos desenvolvidos em sala de aula, no sentido de ampliar e diversificar metodologias de ensino, além de uma formação calcada na criticidade do mundo atual, bem como do papel técnico-profissional de intervenção na realidade.

Criada no dia 20 de maio de 1992 pelo Decreto Federal nº 530, a Floresta Nacional de Ipanema é uma Unidade de Conservação Federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, do Ministério do Meio Ambiente. Localizada a 120 km da cidade de São Paulo e abrangendo parte dos municípios de Iperó, Araçoiaba da Serra e Capela do Alto, sua criação inseriu-se no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Eco-92, e seu aniversário de 20 anos coincide com a Conferência Rio+20.

A missão da Flona de Ipanema é proteger, conservar e restaurar os remanescentes de vegetação nativa do domínio de Mata Atlântica, especialmente o Morro Araçoiaba, e seus ambientes associados, seus atributos naturais, históricos e culturais, promover o manejo florestal, o uso público e ser referência em integração socioambiental, pesquisa e disseminação de conhecimentos.

Na ocasião, o grupo realizou diálogos, observações e análises in loco, considerando o estudo do meio nas trilhas e espaços representativos do patrimônio natural e cultural contidos na região. Questões como Plano de Manejo, Impactos Ambientais, Formação Geológica e Geomorfológica, Domínios de Paisagem, Ecoturismo e Gestão Ambiental foram proeminentes ao longo do percurso de duas grandes trilhas da Floresta Nacional.

Na primeira trilha, da Pedra Santa, estudantes e professores passaram por trechos históricos como a Gruta do Monge, Cruz de Ferro da Pedra Branca e o Monumento a Varnhagen, com um trajeto de aproximadamente 6 quilômetros de extensão. Considerada de nível médio de dificuldade, a trilha leva ao alto do Morro Araçoiaba, permitindo ampla visualização da Depressão Periférica Paulista, das cidades inseridas nesta região, bem como a diversidade de paisagens e domínios de natureza.

Na segunda trilha, de Afonso Sardinha, foi possível observar as ruínas de antigos fornos para fundição de ferro, através do percurso de caminhada de 1.600 metros de extensão, acompanhando um trecho do Ribeirão do Ferro, em meio à Mata Atlântica. Árvores seculares e minerais, como hematita, e magnetita, foram encontrados no percurso.

Ao final, o grupo dirigiu-se ao conjunto arquitetônico da antiga fábrica de fundição de ferro, finalizando a visita entre os casarões no centro de visitantes e áreas no entorno da drenagem da FLONA.