Página inicial > O que é? > Comunicação Social > Notícias > Ex-estudante do Instituto Federal se torna sócia de fintech brasileira e realiza intercâmbio na Argentina

Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2023, 18h03 | Última atualização em Terça, 05 de Setembro de 2023, 08h09 | Acessos: 798

Cássia, à esquerda, na VIII Feira de Ciência e Tecnologia de Bragança, 2018.

Nascida em São Roque, Cássia Quéren dos Santos Pereira, 22 anos, sempre frequentou escolas públicas e no final do ano de 2015 prestou o Vestibulinho do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e conseguiu aprovação para cursar o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração no Campus São Roque.

No Instituto Federal, Cássia teve a oportunidade de participar do Grêmio Estudantil Mário de Andrade como 1º tesoureira, em 2017, além de realizar diversos cursos extracurriculares na área do Direito e Idiomas. Em 2018, começou a desenvolver um projeto de Iniciação Científica sob a orientação do Prof. Dr. Rogério de Souza, juntamente com mais 2 colegas, na área de Sociologia da Cultura. Posteriormente, apresentou trabalho acadêmico na VIII Feira de Ciência e Tecnologia do IFSP Campus Bragança Paulista, sendo contemplada com o Prêmio Conexão Indústria. Esse trabalho também foi divulgado no Jornada Científica do Campus São Roque do IFSP, sendo premiado em 1º lugar na categoria Educação. No final desse mesmo ano, Cássia concluiu o curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio com 9.5, um dos maiores coeficientes de rendimento do curso.

Em 2019, foi aprovada na UFSCar, UNESP, UFRJ, UNICAMP e 100% de bolsa na PUC-SP, além de obter 980 na redação do ENEM. Ingressou em Economia na UFSCar e continuou estudando para prestar novamente o vestibular no ano seguinte, a fim de realizar o seu sonho, entrar na Universidade de São Paulo (USP). Em 2020, foi aprovada na USP em Engenharia de Produção, sendo a 1º pessoa da família a ingressar em uma universidade pública.

Na universidade, Cássia se tornou presidente do Núcleo de Empreendedorismo, coordenadora da área de projetos no Engenheiros Sem Fronteiras e assessora de Inteligência de Dados na Associação Marie Curie Vestibulares. Também seguiu realizando pesquisas com o Prof. Dr. Humberto Silva, e assim desenvolveu uma Iniciação Científica na área de empreendedorismo, sendo publicado como capítulo de livro na Editora Conhecimento Livre. A jovem também recebeu convite para participar de dois movimentos universitários desafiando e ajudando as ligas de empreendedorismo a se conectarem: o Vortex e o ConnectUSP.

Já no ano de 2021, começou a trabalhar em uma fintech brasileira que visa proporcionar mais controle e economia de tempo para o financeiro com soluções de múltiplos cartões corporativos juntamente ao software de gestão de despesas. Posteriormente, a jovem foi convidada para o quadro de sócios da empresa, através do programa de Stock Options, que dá o direito à participação societária para um colaborador.

Em 2023, Cássia foi agraciada com uma bolsa para estudar na Universidad Tecnológica Nacional de Argentina - UTN. Concedida por meio de uma parceria entre a UTN e a USP, a vaga permitiu que ela estudasse um semestre em uma universidade internacional, aprimorando seus conhecimentos em engenharia, visitando empresas locais e feiras para conhecer na prática como funciona a indústria. “O sentimento é de gratidão a toda base que o IFSP e o corpo docente me proporcionou para chegar até aqui. Hoje estou colhendo frutos na graduação e no trabalho graças ao ensino de qualidade e gratuito que tive o privilégio de usufruir durante esses anos”, conclui Cássia.

Cássia no Museo Ateneo na Argentina, 2023.