Página inicial > O que é? > Comunicação Social > Notícias > Alunos do IFSP Campus São Roque são destaques no evento Jornada de Foguetes

Alunos do IFSP Campus São Roque são destaques no evento Jornada de Foguetes

Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2023, 09h52 | Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2023, 09h52 | Acessos: 914

Através do Projeto de Ensino “Clube das Olimpíadas de Matemática e Afins”, coordenado pelo Professor de Matemática Esdras, incentivamos e participamos de várias olimpíadas científicas, como a OBMEP, OIMSF, OBA e MOBFOG.

A MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes) é uma olimpíada que ocorre em nível nacional, podendo participar escolas públicas ou privadas, destinada a estudantes do ensino fundamental, médio e superior:

• Nível 1 (foguetes de canudos): 1o ao 3o ano do Ensino Fundamental
  • Nível 2 (foguetes de papel): 4o ao 5o ano do Ensino Fundamental
  • Nível 3 (foguetes de garrafas PET pressurizados com ar comprimido): 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental
  • Nível 4 (foguetes de garrafas PET pressurizados com CO2 produzido pela mistura de bicarbonato de sódio e vinagre): qualquer ano do Ensino Médio ou Superior
  • Nível 5 (foguetes de qualquer material e formato movidos exclusivamente por motor de propelente sólido): qualquer ano do Ensino Médio ou Superior

Para participar, um(a) professor(a) deve inscrever a sua escola e representá-la durante todas as atividades desenvolvidas no âmbito da OBA/MOBFOG. A MOBFOG possibilita a realização de várias atividades teóricas e práticas, envolvendo conhecimentos interdisciplinares de matemática, física e química.

Neste ano de 2023 das 9 equipes representantes do IFSP – Campus São Roque, 3 foram selecionadas para a Jornada de Foguetes que ocorreu na cidade da Barra do Piraí (Rio de Janeiro) entre os dias 14 e 17 de agosto.

As escolas com equipes selecionadas evidenciaram muito trabalho e dedicação por parte de professores e estudantes para atingir alcances maiores que 90 metros no lançamento dos foguetes do nível 4. Os foguetes do nível 3 e 4 podem atingir alcances superiores a 300 metros, daí a importância de realizar os lançamentos em local aberto, extenso, sem circulação de pessoas e veículos e, preferencialmente, longe de casas e prédios.

A Jornada de Foguetes conta com intensa programação, com palestras, oficinas, cursos e os tão esperados e divertidos lançamentos dos foguetes pelas equipes. Numa competição saudável, onde compartilhamos conhecimentos e experiências, as três equipes que representaram o IFSP – Campus São Roque conquistaram os seguintes resultados na Jornada de Foguetes:

• Campeões: Miguel e Pedro Lucas (AMB2)
  • Vice-Campeões: Lucas, Willyan e Yan (ADM3)
  • Menção honrosa: João Victor Expedito (ADM2) e Jesus Rafael (ADM3)

A equipe campeã também contou com o terceiro integrante, Luís Henrique (AMB2), o qual não pôde participar da Jornada de Foguetes, mas contribuiu e participou de todas as etapas anteriores.

Os bons resultados são fruto de muito trabalho e contribuições de muitas pessoas. A participação de professores e estudantes de eventos como este depende de recursos e investimentos na educação, sem os quais a realização e participação se torna inviável. Agradecemos ao IFSP e o Campus São Roque pelo incentivo, o Canguera Futebol Clube que nos cedeu seu campo para o 1o evento de lançamentos dos foguetes, aos estudantes e seus pais que contribuíram para as atividades e a participação dos mesmos e toda a comunidade por prestigiar os trabalhos e as conquistas.

Abaixo seguem links sobre o evento.