Página inicial > O que é? > Comunicação Social > Notícias > Alunos de AMB1 promovem evento em comemoração ao “Dia Nacional de Segurança e Saúde nas escolas”

Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2023, 10h16 | Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 10h17 | Acessos: 636

No dia 10 de outubro os alunos da turma de AMB1 do Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio organizaram o evento em comemoração ao "Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas", instituído pela Lei nº 12.645/2012, como parte da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho - CANPAT.

A condição de segurança e saúde nos estabelecimentos escolares é um tema que merece uma atenção especial por parte de todos! O objetivo do evento foi conscientizar a comunidade sobre os riscos presentes na escola e apresentar medidas de prevenção contra os acidentes de trabalho. O tema deste ano foi “CIPA escolar” uma vez que a criação desta comissão já vem sendo desenvolvida em várias escolas, com resultados positivos em todo o Brasil. A CIPA Escolar deve ser formada por estudantes, professores e/ou outros profissionais nas escolas com o objetivo de contribuir com a diminuição de acidentes, de doenças e de outras violências e com a melhoria do clima organizacional.

Na ocasião, os estudantes do componente curricular “Segurança do Trabalho”, ministrada pela Profa. Miriã C. Felicio aprenderam sobre a importância de ambientes seguros e saudáveis, o que implica em boas condições de trabalho aos professores e melhores condições de ensino e aprendizagem para todos. Os alunos de AMB1 elaboraram cartazes para conscientizar toda a comunidade sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho e as medidas preventivas a serem adotadas.

Além disso, os professores e funcionários foram convidados a participarem de três estações: 1) Orientação e conscientização sobre saúde vocal e atividades preventivas, 2) Ginástica laboral e 3) Momento relaxante.

Após a realização do evento, os alunos assistiram palestras com transmissão on-line do Ministério do Trabalho e Previdência pela Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (ENIT) sobre segurança e saúde nas escolas.

O IFSP/SRQ deseja implantar uma cultura de prevenção e respeito junto aos estudantes, como forma de prevenir acidentes e doenças do trabalho.