Página inicial > O que é? > Comunicação Social > Notícias > Estudantes e professores realizam expedição ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) 2023

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 17h18 | Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2023, 17h18 | Acessos: 755

Em mais uma oportunidade, fora organizada, entre os dias 20 e 22 de outubro de 2023, por professores e estudantes do IFSP - Campus São Roque, expedição ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), com apoio de recursos do Programa de Ações Universais do IFSP.

O PETAR abrange uma área de 35.102.8 hectares e localiza-se no Vale do Ribeira, no sudeste do estado de São Paulo. Trata-se de uma das mais antigas unidades de conservação do estado, criada em 1958.

A importância da área é resultado da associação entre umas das mais extensas faixas contínuas de reserva da Mata Atlântica, com rica biodiversidade e presença de sistemas cársticos, que juntos propiciam uma paisagem singular, associada a atividades turísticas e de lazer.  Cabe destacar ainda que essa região é uma das mais importantes áreas espeleológicas do país, com aproximadamente 450 cavernas registradas, com grande diversidade de espeleotemas e formações minerais, uma variedade de cachoeiras, mirantes, trilhas e a resistência no local de comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas e ribeirinhas).

O grupo, constituído por 2 motoristas da reitoria, 5 professores e 43 estudantes do Campus São Roque, visitou em três dias 4 grandes cavernas do Parque, além de realizar trilhas e passeios, o tradicional Bóia-Cross pelo rio Betari, bem como a experimentação de cachoeiras, piscinas naturais e o desfrute da natureza in loco.

A viagem a este importante patrimônio cultural e ambiental do Brasil proporcionou experiências únicas ao grupo, ligado às séries finais dos cursos técnicos em Meio Ambiente, Alimentos e Administração Integrados ao Ensino Médio.

Estas práticas tiveram como objetivo propiciar ampla bagagem cultural e formativa aos estudantes, considerando o contato com a natureza, o turismo de base local, o estudo do meio, o trabalho em equipe e de forma cooperativa, além da vivência de um museu a céu aberto em meio a Mata Atlântica e as maiores cavernas brasileiras.

Reitera-se que o projeto é fruto do Programa de Ações Universais do IFSP, voltado para a formação integral do estudante e ao aprimoramento de valores de cidadania, participação, coletividade e inclusão social. Portanto, visa proporcionar acesso à cultura, esportes e lazer, que resultam em qualificadas experiências formativas e permeadas por diferentes processos de ensino e aprendizagem que marcam para toda a vida o período escolar destes estudantes.

Por fim, é importante agradecer o apoio da direção geral e de ensino, os esforços da equipe sociopedagógica, a equipe da contabilidade e finanças, a confiança dos pais e estudantes no projeto, da atuação dos professores, motoristas e demais servidores, além da comunidade do Núcleo Caboclos, no bairro da Serra, pelos serviços prestados na estada do grupo. Sinergia, que uma vez mais garantiu as ações e o compromisso desta instituição com a educação pública de qualidade.