Página inicial > Programa Escolas 2030 > Publicações e notícias > IFSP Câmpus São Roque Promove Ações para Cultura de Paz na Escola

IFSP Câmpus São Roque Promove Ações para Cultura de Paz na Escola

Publicado: Quinta, 27 de Abril de 2023, 08h20 | Última atualização em Sexta, 28 de Abril de 2023, 07h33 | Acessos: 804

Na última quinta-feira, 20 de abril, o IFSP campus São Roque realizou um conjunto de ações de ensino, visando a promoção da cultura de paz, por meio de ações pedagógicas baseada na escuta qualificada e no diálogo. As ações foram planejadas e desenvolvidas pela equipe-base do Programa Escolas 2030 em parceria com professores e coordenadores dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Na ocasião foram desenvolvidas atividades pedagógicas, incluindo práticas dialógicas, esportivas e artístico-culturais.

Diante do ambiente institucional permeado por protocolos de segurança, no período matutino foi desenvolvida a atividade: escola e cuidado, protagonizada por estudantes do curso técnico em alimentos integrado ao ensino médio do segundo ano, e de outras turmas que se reuniram. Na ocasião, refletiram sobre a seguinte sobre a seguinte temática: Que tipo de comportamento pode contribuir para uma escola segura, humana e solidária?

Durante o período vespertino diálogos se desdobraram na prática desportiva de vôlei no ginásio poliesportivo, unindo as turmas, promovendo interação, lazer e desporto entre estudantes, professores e técnicos da instituição. Paralelamente, ao final do dia, por meio de práticas  teatrais, um conjunto de encenações no espaço do auditório integrou as turmas do primeiro ano do curso técnico integrado ao ensino médio.

As ações também envolveram as turmas dos cursos superiores e de formação inicial e continuada, como o cursinho popular e o pré-encceja, encerrando mais um dia repleto de atividades educativo-culturais, de produção do conhecimento, repleto de arte, práticas esportivas, ciência e tecnologia, todas fundadas na cultura de paz.