Página inicial > Programa Escolas 2030 > Publicações e notícias > Escola-Polo São Roque do programa Escolas2030 participa de eventos internacionais sobre protagonismo juvenil e inovação na educação

Publicado: Sexta, 16 de Junho de 2023, 14h56 | Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 15h28 | Acessos: 288

Evento 1: Roda de Conversa sobre o Protagonismo Juvenil na Transformação da Educação

Foi com alegria que como Escola Polo do programa Escolas2030  recebemos o convite para participar de uma roda de conversa referente a 1ª jornada de protagonismo juvenil. Fomos representados pelos integrantes do Grêmio Estudantil Mário de Andrade que realizaram uma roda de conversa entre eles no campus  referente ao tema Protagonismo das juventudes na transformação da educação, em seguida o presidente do grêmio Felipe Omena representou o campus no evento.

Essa jornada ocorreu remotamente  no dia  08 de maio de 2023, com a presença  de Raquel Franzim representante do  Ministério  da Educação que exerce a função de Coordenadora geral de Educação em Tempo Integral da diretoria de Políticas e Diretrizes  de Educação Básica Integral do Ministério da Educação e jovens das escolas participantes do programa. O objetivo desse encontro  foi ouvir suas visões  e propostas para uma educação  integral e transformadora.

Evento 2: Fórum Global Escolas2030: Empoderando o Futuro - Encontro Global de Juventudes

No dia 5 de junho de 2023, ocorreu um segundo evento de destaque para a Escola Polo do programa Escolas2030. Nessa ocasião, foi realizada uma roda de conversa durante o Fórum Global Escolas2030, que teve como tema "Empoderando o Futuro: Encontro Global de Juventudes". O evento contou com a participação do Ministro de Educação de Portugal, bem como de jovens representantes de outros países envolvidos no programa.

Os alunos Felipe Omena e Guilherme Barreto foram os escolhidos para representar a Escola-Pólo, levando consigo as vozes e perspectivas dos estudantes brasileiros. Durante essa conversa internacional, eles tiveram a oportunidade de trocar experiências e compartilhar conhecimentos com os demais jovens participantes, fortalecendo a rede global de aprendizado e colaboração. Na rede social @Escolas2030 é possível verificar o evento.

Evento 3 : Webinário "As Escolas Inovadoras e o Novo Ensino Médio"

No dia 5 de junho de 2023, às 19h, ocorreu o  webinário "As escolas inovadoras e o Novo Ensino Médio". Promovido pelo Movimento de Inovação na Educação, o evento teve como objetivo debater o processo de implementação do Novo Ensino Médio em escolas que se destacam pela perspectiva da educação integral e transformadora.

Neste ensejo, o encontro contou com a participação de educadores e estudantes que fazem parte dessas organizações educativas e que ajudou a apontar caminhos e propostas para superar a visão fragmentada da etapa e assegurar, de fato, uma formação integral e transformadora dos sujeitos.

A Escola-Polo São Roque do programa Escolas2030 foi representada pela Diretora Adjunta Educacional, Anna Carolina Jardim, e pela aluna Fernanda Furquim, do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio. O webinário foi aberto  ao público e a gravação está no canal do YouTube do Movimento de Inovação na Educação.

Confira abaixo o webinário.