Página inicial > Últimas Notícias > Responsabilidade Ambiental e Social: Diálogos entre Mato Grosso e São Paulo

Responsabilidade Ambiental e Social: Diálogos entre Mato Grosso e São Paulo

Publicado: Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 10h17 | Última atualização em Quarta, 08 de Dezembro de 2021, 10h51

O Instituto Federal de São Paulo – Câmpus São Roque recebeu no dia 01.12.21 a professora Rúbia Araújo Coelho para falar sobre Responsabilidade Ambiental e Social.

A professora apresentou o projeto que desenvolveu na escola Dunga Rodrigues, Estado de Mato Grosso, sobre reciclagem de óleo e a geração de renda com a venda de sabão líquido. Por meio deste projeto e da consciência da sociedade local foi possível transformar a coleta de óleo em lei na cidade de Vargem Grande/MT.

A escola Dunga Rodrigues estava prestes a ser demolida. Este projeto resgatou a autoestima da comunidade escolar, sociedade e de maneira articulada com outras áreas foi possível resgatar a vontade de aprender, os sabores e saberes da educação. Isto gerou um reflexo positivo no ambiente escolar de tal forma que em 2020, os estudantes foram classificados para representar o estado de Mato Grosso nas olimpíadas internacionais de matemática (ITMC) que ocorreu em Bangkok, na Tailândia.

Outro desafio iniciou, os recursos financeiros, era preciso R$ 40 mil reais. Para conseguir, tiveram que fazer rifas, vaquinhas online, brechós, doações, recursos próprios e outros. Foi um enorme desafio que resgatou ainda mais o desejo de seguir melhorando.

Hoje a escola é referência internacional, conseguindo a medalha de bronze na referida olimpíada em 2021. O projeto de monitoria foi fundamental para o desenvolvimento dos estudantes.

Este ambiente positivo trouxe transformações que estão em andamento, laboratório de informática, aulas de robótica e outros recursos. A comunidade esta ainda mais motivada.

Na universidade em que é coordenadora do curso de ciências contábeis da UNIFACC, a professora apresentou vários projetos da instituição, como Edu Arruda Neto, Mostra sobre o Pantanal, Projeto Lunar, coleta de resíduos eletrônicos e outros. A professora tem o DNA voltado para projetos.

O coordenador da atividade Prof. Alequexandre Galvez, exaltou o trabalho da professora que recebeu efusivos aplausos da sala que estava com 60 pessoas online. Foi uma noite de muito respeito e aprendizado, conectando estudantes de Mato Grosso com São Paulo. Ainda o coordenador destacou que discutir o Brasil sob seus diversos aspectos nos deixa mais preparados para a vida.

O professor Rafael, coordenador de extensão, foi fundamental para a ação. Sem o esforço deste grande profissional não seria possível obter êxito no evento.

Inicialmente estavam previstos 30 estudantes, mas fomos surpreendidos com o dobro de estudantes, o que abrilhantou ainda mais o evento. Destaca-se também a qualidade dos presentes em aula, não houve nenhum problema e as perguntas demonstraram o elevado nível intelectual e profissional dos estudantes.

Agradeço também a presença da professora Izabel, coordenadora de Pedagogia na UNIFACC.