Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental - TGA 4 realizam visita na Represa de Itupararanga

Publicado: Segunda, 31 de Outubro de 2022, 07h40 | Última atualização em Segunda, 31 de Outubro de 2022, 07h41

Na manhã do dia 26/10 os alunos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental (TGA) realizaram uma visita técnica na Área de Proteção Ambiental (APA) da Represa de Itupararanga no município de Ibiúna. A visita faz parte da disciplina de "Gestão de Recursos Hídricos" ministrada pela professora Miriã Camargo Felicio.

Na palestra inicial ofertada pela SOS Itupararanga, os alunos tiveram a oportunidade de analisar a área da represa, bem como as dificuldades e conflitos entre seus usuários.

Após a palestra, os alunos seguiram pela trilha local acompanhados das colaboradoras da ONG, a bióloga Suelen e a estagiária Rúbia, aluna do curso de TGA. O objetivo da caminhada foi reconhecer a área e analisar as espécies em extinção da Mata Atlântica.

Em 2021, a represa passou por uma grave crise quando o volume do reservatório estava a 3,5 metros do volume morto, o equivalente a 20% de seu volume máximo. O recurso hídrico abastece grande parte dos municípios que integram a UGRHI-10 Sorocaba/Médio Tietê.

O IFSP agradece a SOS Itupararanga pela parceria e dedicação ao bem comum mais precioso da humanidade: a água.