Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio visitam museus de São Paulo
Início do conteúdo da página

Estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio visitam museus de São Paulo

Publicado: Segunda, 31 de Outubro de 2022, 19h33 | Última atualização em Terça, 01 de Novembro de 2022, 15h14

Neste último sábado, dia 29 de outubro de 2022, cerca de 80 estudantes do 3° ano do Ensino Médio Integrado do IFSP- Câmpus São Roque realizaram uma visita a três importantes museus da cidade de São Paulo: o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca de São Paulo e o Memorial da Resistência, localizados na região da Luz.

 

 

 

Com o intuito de promover uma formação integral, que envolva a cultura, a arte, o saber e o conhecimento no processo formativo dos discentes, aproximando-os dos museus que os cercam, este evento foi organizado pela professora Ana Carolina Macena Francini, de Língua Portuguesa, e pelos professores Rafael Fabricio de Oliveira, de Geografia, e Sandro Heleno Zarpelão, de História. Na primeira parte do passeio, os estudantes conheceram a histórica Estação da Luz, uma das mais importantes estações ferroviárias da cidade de São Paulo, fundada em 1865, cujo edifício abriga o Museu da Língua Portuguesa. Em seguida, os estudantes visitaram o Museu da Língua Portuguesa e tiveram a oportunidade de refletir sobre a diversidade da língua portuguesa e sobre sua importância como elemento fundador da cultura de falantes do idioma em todo o mundo.  

 

 

 

Na segunda parte do passeio, os estudantes visitaram a Pinacoteca de São Paulo, onde conheceram o acervo permanente do museu e, além disso, puderam participar da exposição “Modernismo. Destaque do Acervo”, que foi elaborada para comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna de São Paulo, colocando em evidência 134 obras de autoria de artistas ligados ao modernismo. Por fim, na terceira parte do passeio, os discentes visitaram o Memorial da Resistência de São Paulo, onde tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a resistência e a repressão política do Brasil no período da Ditadura Militar.

Fim do conteúdo da página