Página inicial > Últimas Notícias > Visita Técnica dos Estudantes do Curdo Técnico em Administração - 3º ano.

Visita Técnica dos Estudantes do Curdo Técnico em Administração - 3º ano.

Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2022, 09h49 | Última atualização em Quarta, 30 de Novembro de 2022, 09h57

Os estudantes do 3º Ano do Ensino Médio em Administração participaram da Visita Técnica ao escritório de contabilidade Qualiser em São Roque – SP com a finalidade de compreenderem como os diversos departamentos são organizados para atender as demandas administrativas das empresas.

As visitas técnicas ocorridas nos dias 22 e 24/11 tiveram o cunho de sedimentar o conhecimento absorvido em sala de aula e oportunizar que estudantes se conectassem ao mundo das organizações, conhecendo o mercado, sua história, seu propósito e compreendendo as demandas administrativas das empresas. Um ponto que os estudantes destacaram no relatório apresentado após a atividade foi a história do empresário e sua relação com a empresa.

O empresário Wanderlei Divino Antunes, conhecido como Wanderlei da Qualiser, fundou a empresa 1999, Qualiser significa a junção dos termos qualidade em serviço.

Wanderlei teve uma origem marcada pela falta de renda, pelo trabalho desde criança e acolhido por uma família muito carinhosa e preocupada com os filhos. Sua missão era oportunizar uma qualidade de vida melhor para sua família. Porém o início foi bastante complicado, foi Gari e Coveiro, mas sempre teve o sonho e a missão em ser empresário. E exatamente como Gari em um dia bastante chuvoso de tremenda tristeza onde refletia sobre sua vida, ao pegar um saco de lixo, caiu uma frase que leva para sua vida e fez questão de apresentar para os estudantes.

Os vencedores da batalha da vida são pessoas perseverantes que sem se julgarem gênios se convenceram de que só pela fé, perseverança e esforço poderiam chegar ao fim almejado”

A partir daí houve a grande virada da sua vida. Os estudantes puderam analisar como frases e signos nos fazem mudar a forma como enfrentamos os problemas e o que acreditamos. Diversos empresários e profissionais têm suas frases que marcaram e marcam suas trajetórias. Como diz Thomas Robbins “Onde há foco a energia flui”.

Uma característica dos empresários é transformar aquilo que sabem em ação. “Na vida, muita gente sabe o que fazer, mas poucos são aqueles que realmente fazem o que sabem” Thomas Robbins.

Durante a visita foi apresentado a importância das empresas em terem responsabilidade social, 10% da receita da empresa é destinada a atividades culturais, esportivas e sociais.  Todos os anos distribuem brinquedos e fazem eventos com comunidades com a participação do Mascote Qualisinho que é inspirado no Davi (filho do Wanderlei) e o veículo feito exclusivamente para estas atividades que fica na recepção do escritório.

Destaca-se também que sua filha Ana Laura é egressa do IFSP campus São Roque e temos uma estudante a Cassandra que também trabalha na empresa. Hoje Ana Laura é formada em Contabilidade, responsável pela parte fiscal e está se graduando em Administração.

Um dos pontos a serem sublinhados desta visita é que as pessoas estavam trabalhando, foi possível ver a rotina e o cotidiano de uma empresa. Normalmente a visita técnica não permite o contato com as pessoas em seu local de trabalho. Vários estudantes destacaram este item e notaram características do clima organizacional e trabalho em equipe, vinculados à disciplina de gestão de pessoas.

Houve um momento de integração, onde o Wanderlei apresentou a empresa, preparou um almoço especial para os estudantes e distribuiu brindes comprados e utilizados exclusivamente para esta atividade.

Queremos agradecer ao Wanderlei que desde o início concordou em fazer a visita técnica e foi super receptivo, gentil e deu todo o apoio. A Jayane de Oliveira do marketing que organizou a visita técnica juntamente com a equipe. O Salex nos recebeu e mostrou cada setor, esclarecendo brilhantemente cada etapa. A Ana Laura que é sempre generosa e com o mesmo sorriso da estudante egressa do nosso campus. Aos colaboradores que nos receberam muito bem e aos brilhantes e magníficos Alunos que se interessaram pela atividade e se comportaram como profissionais de alto nível.

Agradecemos também a nossa família do Instituto, ao Prof. Dr. Frank Viana Carvalho – Diretor do Campus São Roque, Profa. Anna Carolina Salgado Jardim – Diretora Adjunta, prof. Dr. Rafael Fabricio de Oliveira – Coordenador de extensão e a profa. Dra. Sonale Diane Pastro de Oliveira – coordenadora do ensino médio técnica em ADM. Sempre apoiam as atividades e prezam pela autonomia e liberdade da atividade docente e discente.

À todas as outras empresas, órgãos públicos, comunidades e outros. Estamos sempre disponíveis para fazermos atividades conjuntas com o propósito de construirmos um Brasil mais cooperativo, inclusivo, que de oportunidade aos nossos jovens, reduza as desigualdades sociais e que se torne uma potência em fazer o bem para as pessoas. Os nossos canais sempre estão abertos para todas as organizações.