Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IFSP Campus São Roque conquistam 32 medalhas na Olimpíada Brasileira de Geografia 2023

Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2023, 16h20 | Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2023, 11h56

Estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFSP Campus São Roque participaram ao longo do mês de agosto da OBG - Olimpíada Brasileira de Geografia 2023. Foram cerca de 5 mil equipes inscritas em todo o país, sendo 3.230 só do estado de São Paulo, o estado com maior concorrência. Os estudantes do Campus São Roque constituíram quarenta e sete equipes, que orientados pelos docentes Rafael Fabricio de Oliveira e Thaís Minatel Tinós, se destacaram pela conquista de 32 medalhas, sendo 7 de ouro, 12 de prata e 13 bronze.

A OBG tem sido realizada desde 2015 e se desdobra em duas partes: as Etapas Online em nível Estadual (três fases) e a Etapa Presencial em nível Nacional, com equipes classificadas por estados. Prezando pela valorização e defesa da ciência geográfica no âmbito escolar, a olimpíada mostra a amplitude da Geografia como um conhecimento fundamental para compreender os desafios da sociedade contemporânea e fortalecer a formação para o exercício da cidadania e da responsabilidade social.

Ao longo de três semanas os estudantes realizaram três fases de provas online classificatórias em nível estadual. Para a resolução das questões e tarefas propostas, os estudantes tiveram que demonstrar a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana.

Apesar de uma olimpíada científica, por natureza, primar pela competição, o objetivo da OBG é criar um espaço de colaboração entre os estudantes e aproveitar o evento para o desenvolvimento e a difusão de boas práticas de ensino. Os estudantes desenvolvem as habilidades de pesquisa, são estimulados a resolverem problemas teóricos e práticos e debatem questões relevantes à sociedade, como mudanças climáticas, racismo e políticas públicas.

É importante destacar que o desempenho na olimpíada pode proporcionar, inclusive, o acesso a uma vaga em universidades públicas que possuem editais de ingresso sem vestibular para medalhistas de conhecimento nacionais e internacionais. A Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por exemplo, aceitam as premiações na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) em seu processo seletivo para cursos do Ensino Superior.

O IFSP Campus São Roque parabeniza a todos os estudantes medalhistas!

EQUIPE

MEMBROS

MEDALHA

GeografadoS