Página inicial > Últimas Notícias > Curricularização da Extensão: Estudantes de Adm. recebem Presidente da Associação Beneficente Lar Mãe da Providência – Santa Maria Maior

Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2023, 13h16 | Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2023, 13h16

No dia 27.10.23 a turma do 2 semestre do curso de Bacharelado em Administração recebeu o Sr. Ludovico, presidente da associação Lar Mãe da Providência Santa Maria Maior.

Na oportunidade o Sr. Ludovico apresentou a trajetória social da instituição e os desafios. As demandas são muitas e os serviços não se resumem apenas ao acolhimento, compreendendo também trâmites junto a fóruns e conselhos tutelares para dar dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Quando as pessoas procuram a instituição é realizada uma triagem em A, B e C. A classificação A compreende as famílias que possuem pessoas com deficiência, normalmente mais que uma pessoa, e estão com dificuldade com a alimentação, habitação, saúde e suprir outras necessidades. Neste caso é preciso ajuda, estas famílias precisam de atendimento urgente.

A Classe B, é formada por famílias que não possuem pessoas com deficiência em casa e geralmente não possuem habitação, estão em uma situação de vulnerabilidade extrema, podendo perder até a guarda de seus filhos, não por falta de amor, cuidado, acompanhamento e preocupação com o filho, mas por falta de oportunidade.

A Classe C, são as pessoas que precisam de um acolhimento social, afeto, carinho, atenção, reconhecimento e a associação as ajuda emocionalmente para conseguirem superar algum trauma ou limitação emocional.

Esta triagem é importante para conduzir abordagens conforme cada necessidade. Não tem cunho de classificar pessoas, mas guiá-las ao atendimento mais qualificado.

Não é possível descrever pessoas como o Sr. Ludovico, sua obra não encontraria palavras capazes de dar a dimensão do tamanho do ser humano que se dedica integralmente às pessoas, atualmente tem mais de 40 filhos adotados. Muitas crianças moram com sua família, eles acolhem as famílias que estavam perdendo a guarda por falta de oportunidade. Ao invés de tirar do convívio familiar, eles também acolhem o responsável.

O trabalho é 100% voluntário, há médicos, dentistas, psicólogos, administradores, contadores, pessoas da sociedade civil e outras. Não há nenhuma pessoa registrada na associação, o trabalho é feito por todos aqueles que querem ajudar.

Os gastos mensais da instituição são de 40 mil reais e a ajuda é proveniente de contribuições mensais, empresas e eventos. Para manter não é fácil, todos os meses é correr atrás da verba e infelizmente não é possível atender todo mundo. Hoje são 400 pessoas, sendo 40 residentes.

No caso das doações, há 40 pessoas que contribuem todos os meses, o que consideramos pouco pela abrangência da região. Há muitas pessoas que se simpatizam com a ação, tem condições financeiras, mas não doam dinheiro. Descobrir estes motivos é importante para conduzir um trabalho de incentivo a doação mais massivo.

Diante dos pontos relatados, os estudantes pensaram em diversas alternativas, como criação de produtos sustentáveis que possam ser comercializados pela instituição, campanha de doação, controle para medir a quantidade de pessoas participantes no projeto, gestão das redes sociais e outras.

O evento ocorreu na aula de Contabilidade do prof. Aleq. Galvez com o apoio e participação dos professores do Bacharelado em Administração. Dando destaque aos que participaram desta ação no semestre, o prof. Dr. Hamilton, Prof. Dr. Waldemar, prof. Dra. Carol Dias e Prof. Dr. Aleq Galvez. Todos parabenizaram os estudantes pela disponibilidade e entrega que estão fazendo a causa e ajudando pessoas. Do ponto de vista da formação, ajudar o próximo talvez seja a mais nobre atitude de uma pessoa, ao ajudar alguém estamos sendo ajudados.

“Não espere por grandes líderes; faça você mesmo, pessoa a pessoa. Seja leal às ações pequenas porque é nelas que está a sua força”. Madre Teresa de Calcutá.