Página inicial > Últimas Notícias > Alunos de AMB1 promovem evento em comemoração ao “Dia Nacional de Segurança e Saúde nas escolas”

Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2023, 10h16 | Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 10h17

No dia 10 de outubro os alunos da turma de AMB1 do Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio organizaram o evento em comemoração ao "Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas", instituído pela Lei nº 12.645/2012, como parte da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho - CANPAT.

A condição de segurança e saúde nos estabelecimentos escolares é um tema que merece uma atenção especial por parte de todos! O objetivo do evento foi conscientizar a comunidade sobre os riscos presentes na escola e apresentar medidas de prevenção contra os acidentes de trabalho. O tema deste ano foi “CIPA escolar” uma vez que a criação desta comissão já vem sendo desenvolvida em várias escolas, com resultados positivos em todo o Brasil. A CIPA Escolar deve ser formada por estudantes, professores e/ou outros profissionais nas escolas com o objetivo de contribuir com a diminuição de acidentes, de doenças e de outras violências e com a melhoria do clima organizacional.

Na ocasião, os estudantes do componente curricular “Segurança do Trabalho”, ministrada pela Profa. Miriã C. Felicio aprenderam sobre a importância de ambientes seguros e saudáveis, o que implica em boas condições de trabalho aos professores e melhores condições de ensino e aprendizagem para todos. Os alunos de AMB1 elaboraram cartazes para conscientizar toda a comunidade sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho e as medidas preventivas a serem adotadas.

Além disso, os professores e funcionários foram convidados a participarem de três estações: 1) Orientação e conscientização sobre saúde vocal e atividades preventivas, 2) Ginástica laboral e 3) Momento relaxante.

Após a realização do evento, os alunos assistiram palestras com transmissão on-line do Ministério do Trabalho e Previdência pela Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (ENIT) sobre segurança e saúde nas escolas.

O IFSP/SRQ deseja implantar uma cultura de prevenção e respeito junto aos estudantes, como forma de prevenir acidentes e doenças do trabalho.