Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI
Apresentação NEABI
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI é composto por servidores e estudantes do IFSP e tem por objetivo a promoção de estudos e ações sobre a temática das relações étnico-raciais na instituição educacional, fundamentadas nas Leis Nº 10.639/2003 e 11.645/2008, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas.
Tendo como base as leis 10.639/03 e 11.645/08, o Núcleo foi criado para que as questões étnico-raciais, como o racismo e a xenofobia, não fiquem à margem e sejam tratadas com a devida seriedade nas ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito do Instituto Federal de São Paulo, ou que estejam a ele vinculadas. Isso significa zelar pelo fiel e adequado cumprimento da legislação, promovendo e ampliando as ações inclusivas e o debate acerca do racismo em nosso país.
Além de incentivar e ampliar ações que já existem, o NEABI, com a participação da comunidade escolar, busca novas propostas, novos caminhos de inserção efetiva do indígena e do afro-brasileiro em todas as esferas da sociedade, das quais foram e ainda são excluídos, em função de valores culturais e práticas institucionais discriminatórias e sectaristas.
Em sua carta de apresentação, o NEABI traz o compromisso do IFSP de reconhecer que o racismo e a discriminação ainda são práticas recorrentes. Portanto é necessário que as questões sejam postas em discussão, refletidas em todos os âmbitos do IFSP a fim de promovermos educação para as relações étnico-raciais que visa igualdade de direitos e condições de acesso e permanência por meio da valorização da diversidade e respeito mútuo.
Regulado pela Portaria Nº 2.587, de 28 de julho de 2015, o NEABI foi lançado oficialmente em 20 de agosto de 2015, em cerimônia no auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo.
Mapeamento de comunidade indígenas próximas aos Câmpus IFSP
Nomeação de membros
- Portaria n.63, de 06 de janeiro de 2021
- Portaria n.579, de 17 de fevereiro de 2020
- Portaria n.866, de 14 de março de 2019
- Portaria n.1869, de 18 de junho de 2018
- Portaria n.3974, de 30 de outubro de 2017
- Portaria n.0847, de 07 de março de 2017
- Portaria n.4813, de 17 de novembro de 2016
- Portaria n. 2956, de 21 de agosto de 2015
Editais
Resultados
- Edital nº 825/2019 - Resultado da Chamada Pública para novos membros do NEABI
- Portfólio de formadores
Projetos e ações
Portaria n.1.989 de 29 de maio de 2017 - Comissão de Ações Afirmativas
Resolução n.32/2017, de 02 de maio de 2017 - Política de Ações Afirmativas para os cursos de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu
- Elaboração de material didático;
- Grupo de trabalho, organizadores do NEABI Indica;
- Grupo de trabalho, organizadores do IV COPENE Sudeste (2021) e ENEABI (2021);
- Grupo de acompanhamento da formulação dos Currículos de Referência, vinculado à PRE;
- Comissão de Heteroidentificação;
- Acompanhamento das Comunidades Indígenas e Quilombola;
- Organização de Concurso Literário;
- I Concurso Literário NEABI – IFSP;
- Provimento de Bibliotecas;
- Acompanhamento de ações afirmativas.
Cartas abertas NEABI
- 2017 - Carta de apoio de apoio a resistência Guarani no Jaraguá
- 2018 - Carta aberta à população Neabi contra o racismo
- Carta aberta contra o genócidio da população indígena
- Carta aberta à população - Manifestações de ódio racial e violência de classes no ambiente educacional: perspectivas de superação a partir de uma educação que emancipa e liberta
Leis e decretos NEABI
- LEI Nº 10.639, DE 09/01/2003 – “Altera a Lei no 9.394, de 20/12/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".
- LEI Nº 11.645, DE 10/03/2008 – “Altera a Lei no 9.394, de 20/12/1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9/01/2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
- LEI Nº 7.716, DE 05/01/1989 – “Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor”.
- DECRETO Nº 58.526, DE 23/11/2018 – “Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial – PLAMPIR”.
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (2004)
- BRASIL; Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnicos-Raciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana. Campinas, SP 2009. 104 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1852-diretrizes-curriculares-pdf&category_slug=novembro-2009-pdf&Itemid=30192
- Pareceres e Resoluções sobre Educação das Relações Étnico-Raciais
Bibliotecas NEABI
- Relatório do Levantamento bibliográfico das bibliotecas IFSP
- Memorando 007-2017 - Lista de indicação de compra de Livros
- Títulos disponíveis sobre a temática afro-brasileira e indígena na Biblioteca Virtual da Pearson
Fontes de pesquisa NEABI
- AÇÕES AFIRMATIVAS
- ARTIGOS/TESES/RELATÓRIOS
- DOCUMENTÁRIOS E CURTAS
- EDITORAS ESPECIALIZADAS
- HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA
- HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA
- HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA (QUILOMBOLA)
- HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA
- LIVROS
- PORTAIS
- PERIÓDICOS
- TRABALHOS DEFENDIDOS NO IFSP
Redes Sociais