Ir direto para menu de acessibilidade.

AJAX Soft Fade-In Popup

Idiomas

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Publicação de Projetos de Ensino na íntegra - Edital IFSP-SRQ n° 003/2025

Publicado: Quinta, 20 de Março de 2025, 08h16 | Última atualização em Segunda, 24 de Março de 2025, 15h14 | Acessos: 329

Para acesso ao Projeto na íntegra, solicitar ao respectivo coordenador, conforme e-mails de contatos abaixo.

A Comissão Avaliadora de Projetos de Ensino (Portaria n° SRQ.01/2025 – DRG/SRQ/IFSP de 10 de janeiro de 2025) torna público, por meio dos anexos, os projetos de ensino na íntegra, do Edital IFSP-SRQ n° 003/2025 de 22 de janeiro de 2025:

Projetos:

1. Título: Monitoria: estufa de plantas e ensino de práticas agrícolas - Coordenador: Prof. Flavio Trevisan, e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

  • Este projeto busca propor um grupo de estudo, com o apoio de monitores, para a integração entre teoria e prática no ensino das ciências agrárias, visando à gestão ambiental e à viticultura. O objetivo é proporcionar aos alunos do IFSP - Campus São Roque uma educação mais global e integrada, unindo o conhecimento teórico e a aplicação de atividades didáticas práticas a serem desenvolvidas no campus, principalmente na estufa de plantas.Para mais detalhes sobre o projeto e atuação de bolsistas, acesse o documento anexo na íntegra.

2. Título: Mulheres – (re)veja histórias - Coordenadora: Rosa Amélia Barbosa, e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

  • O projeto visa desenvolver monitoria para a produção de atividades lúdico-educativas sobre as mulheres na história brasileira e recursos audiovisuais interativos, com foco na ampliação das discussões sobre educação e gênero. A ação busca suprir, através de elementos artísticos, a lacuna dos estudantes às informações das estatísticas oficiais sobre problemas sociais, ampliando seu entendimento sobre a diversidade sociocultural do Brasil, muitas vezes desconhecida.Para mais detalhes sobre o projeto e atuação de bolsistas, acesse o documento na íntegra.

3. Título: Monitoria de Ciências da Natureza - Coordenador: Rodolfo Liporoni Dias, e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

  • O projeto foca em melhorar a qualidade de ensino e promover o sucesso acadêmico dos estudantes por meio de atividades de monitoria, com a participação de alunos de cursos superiores, especialmente em Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química). A proposta é oferecer apoio pedagógico, por meio de tutoria de pares, em aulas práticas e plantões de dúvidas, o que contribuirá para a permanência e êxito dos alunos. Destaca-se também que o projeto visa promover o desenvolvimento acadêmico do bolsista responsável pela monitoria, atendendo assim aos dois objetivos do Programa de Bolsa Discente de Ensino.Para mais detalhes sobre o projeto e atuação de bolsistas, acesse o documento na íntegra.

5. Título:  Libras para todos - Coordenadora: Tatiane Monteiro da Cruz, e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

  • O projeto busca promover a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na comunidade interna do IFSP - Campus São Roque. Muitos membros da comunidade acadêmica têm interesse em aprender LIBRAS, mas a rotina da instituição dificulta a oferta de um curso específico. Por isso, o projeto propõe uma alternativa virtual, com vídeos curtos semanais, para ensinar LIBRAS de forma prática e acessível. O objetivo é criar materiais didáticos digitais que incentivem a curiosidade sobre a língua e a cultura surda, além de estimular a prática por meio de desafios nas redes sociais. O projeto visa engajar estudantes, servidores e docentes na aprendizagem contínua da língua, com conteúdo flexível e fácil acesso.Para mais detalhes sobre o projeto e atuação de bolsistas, acesse o documento na íntegra.

6. Título: Design Thinking na solução de problemas educacionais - Coordenador proponente: Valter de Souza Filho, e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

  • O ensino brasileiro enfrenta um descompasso com sistemas educacionais mais avançados, devido à prevalência de um modelo tradicional, baseado em aulas expositivas, pouca integração tecnológica, papel passivo dos alunos e currículos desconectados da realidade dos jovens e do mercado. Com base nisso, este projeto visa modernizar o currículo de Administração de Empresas, utilizando metodologias ativas, como o Design Thinking, para integrar as necessidades dos alunos e do mercado, promover o aprendizado por projetos, conduzido por um bolsista, e aproximar o conteúdo acadêmico da prática profissional.Para mais detalhes sobre o projeto e atuação de bolsistas, acesse o documento na íntegra.

7. Título: Práticas Organizativas: o organizar na prática cotidiana de times de esportes amadores - Coordenadora proponente: Fabiana Florio Domingues, e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

  • Este projeto visa promover a integração entre diferentes áreas do conhecimento no curso Técnico em Administração do IFSP - Campus São Roque, onde destaca arelevância da interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem. A interação entre disciplinas, como Administração Mercadológica, Financeira e de Pessoas, é central, com foco na aprendizagem ativa, resolução de problemas e desenvolvimento de competências analíticas e estratégicas. O projeto incentiva o trabalho colaborativo e a criação de planos de negócios, visando preparar os alunos para as demandas do mercado de forma dinâmica e conectada.Para mais detalhes sobre o projeto e atuação de bolsistas, acesse o documento na íntegra.

8. Título: Clube das olimpíadas de matemática e afins - Coordenador proponente: Esdras Henrique Regatti Motinaga, e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

  • Este projeto visa atender à demanda dos estudantes interessados em participar da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A OBMEP abrange três níveis de ensino e tem grande prestígio, sendo uma importante política pública para a educação matemática, promovendo a inclusão de estudantes em programas como o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) e a Bolsa Instituto Tim. A proposta busca motivar os estudantes do campus São Roque do IFSP no estudo da matemática e incentivar a participação na OBMEP e outras competições, além de contribuir para o ensino e aprendizagem de matemática e áreas correlatas.Para mais detalhes sobre o projeto e atuação de bolsistas, acesse o documento na íntegra.

9. Título: Aprendizagem Cooperativa por meio de células cooperativas de estudantes - Coordenador proponente: Mary Grace Pereira Andrioli, e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

  • O projeto tem como objetivo empoderar os alunos através da criação de células cooperativas, lideradas pelos próprios estudantes, em focar no trabalho colaborativo e na melhoria da aprendizagem, especialmente para estudantes do público-alvo da Educação Especial (PAEE) do NAPNE e com dificuldades de aprendizagem. Baseado no Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE) e na metodologia inclusiva, o projeto visa desenvolver habilidades acadêmicas, promover a autonomia e a interdependência positiva entre os estudantes, utilizando o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e demais recursos didáticos.Para mais detalhes sobre o projeto e atuação de bolsistas, acesse o documento na íntegra.

10. Título:  Grupo de Estudo em História Política para o Ensino Médio - Coordenador proponente: Sandro Heleno Morais Zarpelão, e-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

  • Os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados em Administração, Meio Ambiente e Alimentos enfrentam dificuldades com o conteúdo de História, pois possuem fundamentos frágeis provenientes do Ensino Fundamental I e II. As dificuldades não são em relação ao novo conhecimento, mas ao conteúdo básico de História, como raciocínio histórico, compreensão de relações entre múltiplos contextos, interpretações de fontes históricas e conceitos políticos. Buscando auxiliar nessa questão, o projeto Grupo de Estudos de História Política, iniciado em 2021, adaptou suas atividades online e em campo durante a pandemia e apresentou um bom desempenho em 2022 e 2023. Diante disso, o objetivo geral deste projeto é aproveitar a experiência anterior do Grupo de Estudos em História para constituir o Grupo de Estudos em História Política, que visa contribuir para o conhecimento da História Política, por meio de debates sobre textos historiográficos, métodos e fontes históricas, bem como o apoio a estudantes bolsistas. Para mais detalhes sobre o projeto e atuação de bolsistas, acesse o documento na íntegra.
Fim do conteúdo da página