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Integrantes da Equipe do Programa Escolas 2030 do IFSP - Campus São Roque visitam a Escola Pluricultural Odé Kayodê - uma vivência nos saberes ancestrais e nas práticas educativas transformadoras

Publicado: Quarta, 25 de Junho de 2025, 11h02 | Última atualização em Quarta, 25 de Junho de 2025, 15h51 | Acessos: 27

No primeiro semestre de 2025, dez escolas brasileiras que integram o Programa Escolas 2030, entre elas o IFSP Campus São Roque, assumiram o compromisso de aprofundar suas pesquisas-ação voltadas à construção da educação antirracista. Com apoio e financiamento da organização filantrópica Imaginable Futures, essas instituições foram desafiadas a realizar visitas técnicas e trocas de experiências entre si, visando o fortalecimento de redes de aprendizagem, a promoção da diversidade e o combate ao racismo no ambiente educacional.

Foi nesse contexto que a equipe do IFSP Campus São Roque realizou uma visita à Escola Pluricultural Odé Kayodê, localizada na cidade de Goiás (conhecida como Goiás Velho). A experiência foi enriquecedora, a qual proporcionou uma vivência única em uma proposta pedagógica que preza a ancestralidade, a coletividade e o fiel compromisso com a educação transformadora. Vamos conhecer um pouco mais essa Escola.

Escola Odé Kayodê

A Escola Odé Kayodê faz parte do Espaço Cultural Vila Esperança, um complexo sociocultural criado com a missão de valorizar indivíduos e povos historicamente marginalizados e silenciados em nosso país. Nascido de um sonho coletivo, o espaço se construiu como território onde as culturas e tradições plurais são protagonistas, valorizadas por meio da Educação e da Arte. Com foco em uma educação intercultural, na qual a diversidade se materializa em experiências culturais e artísticas, o espaço promove ações que fortalecem identidades, estimulam o protagonismo comunitário e contribuem para a emancipação e a dignidade humana.

Ao adentrar o espaço da Odé Kayodê, imediatamente se percebe que esta é uma escola que transcende os limites tradicionais da educação. Inspirada nas culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras, ela constrói sua prática cotidiana a partir de uma pedagogia viva, conectada com a natureza, com os saberes ancestrais e com o coletivo. Cada ambiente se caracteriza com a sensibilidade da escuta, da partilha e da construção de conhecimentos de modo colaborativo e horizontal.

Escola Odé Kayodê 

A escola utiliza várias estratégias metodológicas para alcançar seus objetivos. As rodas de conversa, realizadas ao ar livre, debaixo das árvores, vão muito além de uma metodologia. Elas representam o próprio modo de existir da escola, onde não há hierarquia na construção dos saberes e onde cada voz, cada história e cada experiência são valorizadas. É na circularidade que os vínculos se fortalecem, que as ideias florescem e que o conhecimento se faz coletivo e transformador. De igual modo, a Rádio Escolar-acadêmica é protagonizada por estudantes, que gravam num estúdio criado com essa finalidade e podem assim manter um programa regular onde há entrevistas, relatos de experiências, apresentação de projetos, músicas e muito mais.

O encantamento da equipe se ampliou ao observar a organização do grêmio estudantil, estruturado pelo Governo Mirim. Neste formato, as/os estudantes assumem responsabilidades distribuídas em pequenos núcleos, semelhantes a um governo, com presidência, ministérios, secretarias e órgãos que cuidam de diferentes aspectos da vida escolar, como cultura, ambiente, convivência e celebrações. A gestão compartilhada fortalece o senso de pertencimento e desenvolve autonomia, responsabilidade e protagonismo estudantil, que se percebem como agentes ativas/os da própria formação e da comunidade em que vivem. No Governo Mirim, destaca-se o olhar atento para as questões de gênero tanto na ocupação dos cargos, quanto para a construção do trabalho compartilhado e colaborativo.

Escola Odé Kayodê

A proposta pedagógica da Odé Kayodê integra o currículo formal a práticas que dialogam com a cultura, a arte, a natureza e a espiritualidade. Como observado nessa visita, as atividades vão muito além da sala de aula tradicional e incluem vivências como capoeira, percussão, dançaterapia, contação de histórias, cultivo da terra, preparação de alimentos, circo, teatro ao ar livre e celebrações coletivas que resgatam e valorizam a ancestralidade. Cada prática carrega em si o compromisso de formar cidadãs/ãos íntegras/os, conscientes de sua identidade, da diversidade e de seu papel na transformação social.

Sala de Aula Ararinhas (5º ano do Ensino Fundamental I)

Para nós, do IFSP-SRQ, que visitamos a visita à Escola Pluricultural Odé Kayodê, foi uma experiência muito inspiradora, que mostrou e reafirmou a importância de uma educação que reconhece e valoriza os saberes tradicionais, que respeita as diferenças, que promove a autonomia e que coloca a coletividade no centro do processo educativo. Uma escola que, ao mesmo tempo em que honra as raízes ancestrais, lança sementes para um futuro mais justo, mais plural e mais humano.

Integrantes da Escola Odé Kayodê e do IFSP - campus São Roque

Por meio do programa Escolas 2030, o IFSP Campus São Roque, na participação da Anna Carolina, Maria Júlia, Kátia, Mary Grace, Rosa, Sandro e Frank, teve a grata oportunidade de aprendizado que trouxe reflexão, consciência e gratidão de vivenciar um pouco da Escola Odé Kayodê. Desta forma, reforçamos o compromisso de promover uma educação integral, inclusiva e transformadora, capaz de reconhecer a potência que existe na diversidade, e de inspirar novas possibilidades em nossa própria esfera e realidade para a construção de um mundo mais solidário, inclusivo, humano e sustentável.

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