Integrantes da Equipe do Programa Escolas 2030 da Escola Municipal Quilombola Lydia Sherman, do município de Búzios/RJ visitam o IFSP Campus São Roque para o compartilhamento de saberes entre as/os educadoras/es
Nos dias 11 e 12/junho de 2025, o campus São Roque do IFSP recebeu a visita da Escola Municipal Quilombola Lydia Sherman, localizada no município de Búzios/RJ, representada, na ocasião por duas educadoras – Jaqueline (Diretora da escola) e Marnie (agente mobilizadora do Programa Escolas2030).
A visita se deu no contexto da pesquisa-ação sobre educação antirracista, apoiada pelo Programa Escolas2030 no Brasil e financiada pela organização filantrópica Imaginable Futures. Tal como as outras escolas participantes dessa pesquisa-ação -, incluindo o campus São Roque do IFSP e a Escola Municipal Quilombola Lydia Sherman -, essas instituições foram desafiadas a realizar visitas técnicas e trocas de experiências entre si, visando o fortalecimento de redes de aprendizagem, a promoção da diversidade e o combate ao racismo no ambiente educacional.
Durante a visita, as educadoras, Jaqueline e Marnie, tiveram a oportunidade de conhecer diversas ações e projetos do campus São Roque do IFSP e de parceiros da instituição. Entre as atividades realizadas destacamos:
- Visita ao Núcleo de Estudos de Gênero, Raça e Agroecologia (NEGRAS), coordenado pela Profa. Vivian e pelo Prof. Rodolfo – com acolhimento de estudantes bolsistas e voluntárias/os dos projetos desenvolvidos pelo Núcleo, a saber: Ricardo Caetano, Maria Eduarda Colares, Emanuel Elias e Diego Lemes;
- Café com prosa envolvendo o Prof. Rodrigo Umbelino representando o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e as bolsistas Isabella e Liliane, que fazem parte do projeto de extensão “Construindo Práticas Pedagógicas fundamentadas nas relações de gênero e raça na escola a partir das Leis N. 10.639/03, N. 14.164/21 e N. 14.986/24”, Coordenado pelo Prof. Fernando Piedade.
- Vivência e roda de capoeira com Mestre de Capoeira Jair Vieira (Mestre Cabelo), parceiro do projeto de extensão “Saberes Afro-brasileiros na roda de capoeira - experiências, aprendizagens e identidade cultural no IFSP/SRQ”. Esse projeto é coordenado pela Profa. Carol Jardim, a roda mobilizou a comunidade participante além da estudante bolsista Ivanna e do voluntário Cailon. A turma do 3º ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio se achegou, ampliando as interações. - Visita ao Projeto Serranias, desenvolvido pelo Prof. Júlio Schneider, que levou as nossas convidadas para um tour histórico-cultural na Igreja São Benedito e na Brasital Cultural.
- Sessão do “Cinedebate no IFSP/SRQ”, com o curta Menino 23 (2016), o projeto de extensão é coordenado pelo Prof. Sandro Zarpelão, que conta com o apoio da bolsista Marina Popai. - Vivência rítmico-sonora com a Profa. Maju, de Arte.
- Bate papo e troca de experiências sobre educação ambiental com a Profa. Glória Coelho.
- As visitantes c onheceram o Projeto de Vinhos Agroecológicos do IFSP/SRQ com o Prof. Willian Triches que oportunizou a degustação dos vinhos produzidos no campus por estudantes do curso de Tecnologia em Viticultura e Enologia.
- Por fim, Marnie e Jaqueline dialogaram com o Grêmio Estudantil Mário de Andrade, representado pelo vice-presidente, Derick, a diretora de imprensa, Ana Lívia e o diretor de esporte, Jonathan Garcia.
O momento permitiu que nos aproximássemos da Escola Municipal Quilombola Lydia Sherman, nossas visitantes, compartilharam também muito da história e trabalho centrado na valorização da cultura quilombola do território e das identidades das/os estudantes e suas famílias, trazendo grandes inspirações também para o trabalho realizado em nosso campus.
Para saber mais sobre a escola e suas iniciativas, acompanhe a página no Instagram https://www.instagram.com/escolalydia.sherman/
Redes Sociais